Mercado

Dados históricos da desvalorização do Real frente ao dólar

O Farmnews apresenta série histórica dos dados que ilustram a evolução da desvalorização do Real frente ao dólar em mais de 20 anos.

A desvalorização do Real frente ao dólar tem sido destaque em 2018, especialmente em maio quando o câmbio atingiu o maior patamar do ano até o momento.

Aliás, a evolução diária do câmbio em 2018 pode ser ilustrada na Figura a seguir, considerando a cotação do dólar comercial para venda.

 

Real frente ao dólar
Fonte: Dados do Banco Central (adaptado por Farmnews)

 

Pois é, a desvalorização do Real frente ao dólar tem se intensificado em maio de 2018 e isso trás consequências diretas para os preços das commodities agrícolas quando cotadas em moeda americana.

Confira os preços do boi gordo em dólares (clique aqui) e do milho e soja (clique aqui) na parcial de 2018.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Mas a seguir vamos apresentar o comportamento do câmbio mensal em um período mais longo de tempo, ou seja, em mais de 20 anos de história (Figura abaixo).

 

Real frente ao dólar
Fonte: Dados do Banco Central (adaptado por Farmnews)

 

Os dados acima destacam a tendência de desvalorização do Real frente ao dólar no longo prazo, com 2 ciclos de alta bem caracterizados ao longo desta série de tempo. A primeira com o pico de desvalorização da moeda nacional entre os anos de 2002 e 2003 e novamente no período mais recente, em 2015.

O fato é que a desvalorização do Real frente ao dólar neste seguindo ciclo tem se intensificado desde 2011. Desde então a moeda nacional segue uma tendência de desvalorização.

A Tabela abaixo melhor apresenta os dados médios anuais do câmbio nos últimos anos. Lembrando que em 2018 os dados incluem até a parcial de maio (dia 15).

Real frente ao dólar Os dados acima revelam que a média anual do câmbio em 2018, mesmo que represente a parcial do ano, até maio, é a segunda maior ao longo desta série, perdendo apenas para a média de 2016. Pelo menos até o momento. Caso a desvalorização do Real frente ao dólar siga no ritmo observado nos primeiros meses de 2018, certamente em 2018 teremos a maior média do câmbio no País.

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo