Mercado

Comportamento do Real frente ao dólar nos últimos 10 anos

O Farmnews destaca para o comportamento do Real frente ao dólar nos últimos anos.

Esse acompanhamento é importante já que o câmbio exerce uma forte influencia na competitividade das commodities agrícolas brasileiras, o que não é diferente para o mercado de carne bovina.

Clique aqui e saiba mais sobre a importância do câmbio para o agronegócio nacional!

Como temos destacado, o mercado de carnes brasileiro tem enfrentado um momento bastante turbulento em 2017. No ano o pecuarista tem enfrentado as adversidades da Operação Carne Fraca (clique aqui), o acordo de leniência da JBS (clique aqui) e a suspensão da importação de carne fresca pelos EUA (clique aqui). A JBS anunciou plano de desinvestimento de ativos visando reduzir as dívidas e arrecadar fundos. Confira mais detalhes (clique aqui)!

O efeito do câmbio, por sua vez, tem sido benéfica para o boi gordo do Brasil, pelo menos quando o assunto é o mercado de exportação. Reflexo deste comportamento são os recentes dados de exportação de carne bovina do país (clique aqui e saiba mais).

Mas, voltando ao câmbio, como está o comportamento do Real frente ao dólar nos últimos 10 anos?  A Figura a seguir ilustra o valor do Real frente ao dólar na média anual, desde o ano de 2007.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

 

Real frente ao dólar
Fonte: Dados do Banco Central do Brasil (adaptado por Farmnews)

 

Vale lembrar que  o valor do Real frente ao dólar em 2017 refere-se a média parcial do ano até julho. No entanto, os dados revelam que os patamares do câmbio nos últimos 3 anos estão bem acima do observados nos anos anteriores.

Pelo terceiro ano consecutivo, o Real está cotado, em média, acima de R$3,00 por dólar, o que não aconteceu em nenhum dos anos anteriores a 2015.

O Farmnews atualiza os preços nominais do boi gordo do Brasil, avaliado em Reais e em dólares, nos últimos 20 anos (clique aqui e acesse os dados).

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo