Mercado

Relação de preço da carne bovina frente ao frango em patamar recorde

A relação de preço da carne bovina no atacado paulista frente ao frango alcançou valores recorde em 2020.

Pois é, pelo menos na parcial de 2020 o que tem sido observado é uma maior valorização do preço da carne bovina comparado ao frango, com base nos dados do IEA – Instituto de Economia Agrícola e Cepea.

A Figura a seguir ilustra a evolução mensal da relação do preço, em Reais por quilo, da carne bovina no atacado e do frango congelado, no atacado paulista, de janeiro de 2015 a maio de 2020.

relação de preço da carne bovina
Fonte: Dados do IEA e do Cepea (adaptado por Farmnews)

A relação do preço da carne bovina e do frango alcançou, em 2020, o maior patamar ao longo dos últimos anos.

O fato é que em maio de 2020 a relação de preço entre as carnes foi de 3,23, ou seja, indicando que o quilo da carne bovina no atacado foi mais de 3 vezes maior que a carne de frango no atacado. Esse foi o maior valor observado ao longo da série, desde 2017.

Nesse sentido, é importante destacar que o preço da carne bovina apresentou alta entre janeiro a maio de 2020, mesmo com os efeitos negativos da pandemia de COVID-19, mas com comportamento distinto entre os cortes. Clique aqui e saiba mais do assunto!

Aliás, no final de junho a Bloomberg destacou o fato que os efeitos da pandemia na economia tem comprometido o consumo de carne bovina por parcela significativa da população diante da queda de renda. E os números mostram que, de fato, a competitividade da carne bovina caiu frente ao frango que, historicamente tem esse indicador de relação de preço bem abaixo de 3,0, ao contrário do que foi observado em abril e maio de 2020.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Vale lembrar que o preço do mercado pecuário tem sido sustentado no País muito em função das exportações de carne que, tem alcançado patamares recorde em 2020.

E por falar na pandemia, o Farmnews apresenta alguns pontos importantes relacionados a COVID-19 e as tendências do mercado de alimentos mundo afora. Clique aqui e saiba mais do assunto!

Receba os estudos do Farmnews no WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo