Mercado

Relação de preço do boi gordo e da carne bovina entre 2017 e 2020

O Farmnews apresenta dados da relação de preço do boi gordo e da carne bovina no atacado, no 1° semestre de cada ano, entre 2017 e 2020.

Afinal, como se comportaram a relação de preços da arroba do boi gordo e da carne bovina no atacado paulista nos primeiros 6 meses de cada anos, de 2017 para cá?

A Tabela a seguir apresenta os dados do preço médio nominal semestral do boi gordo, segundo indicador Cepea e da carne bovina no atacado (dados do IEA), em Reais por arroba.

Na média nominal do 1° semestre de 2020 o preço do boi gordo de R$200,2 por arroba foi o maior para o período, impulsionado por um mercado de exportação de carne bovina recorde.

Pois é, com um mercado doméstico mais fragilizado pelos efeitos negativos da COVID-19 e uma maior competitividade com a carne de frango por exemplo, a carne bovina no atacado perdeu força no ano.

Com isso, a relação de preço do boi gordo e da carne bovina ficou levemente positiva no 1° semestre de 2020, ao contrário do que foi observado no mesmo período de 2019.

Vale lembrar que na primeira quinzena de julho, o preço da arroba do boi gordo supera a da carne no atacado. Clique aqui e saiba mais do assunto!

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

É importante destacar que na composição do preço da arroba da carne bovina no atacado, os cortes do dianteiro e da ponta de agulha acumularam alta no ano, puxado também pelo melhor ritmo de exportação, enquanto os cortes do traseiro apresentaram queda, pressionados por um menor poder de compra da população em 2020.

E você sabia que dentre os principais mercados, o consumo de carne bovina no Brasil deve ser um dos mais afetados pela COVID-19. Clique aqui e confira os dados de consumo esperado para 2020 nos maiores mercados mundiais!

Receba os estudos do Farmnews no WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo