relação de preços do boi

Relação de preços do boi gordo e da soja melhora em novembro de 2018

A relação de preços do boi gordo e da soja segue em recuperação em 2018 e, em novembro, alcançou o maior valor desde março.

O fato é que, com a queda no preço da soja em novembro (clique aqui), o poder de compra do pecuarista em relação a oleaginosa melhorou e encerrou o mês a 1,71, indicando que para cada arroba de boi gordo foi possível adquirir, em média, 1,71 sacas de soja.

No ano, por outro lado, a relação de preço do boi gordo e da soja segue acumulando queda de 14,8%, já que em janeiro foi de 2,04 sacas por arroba.

A valorização dos preços da soja ao longo do ano e a estabilidade dos preços do boi gordo fizeram com que a relação de preços do boi gordo e da soja permanecesse boa parte de 2018 ao redor de 1,60 sacas por arroba (Figura abaixo).

A Figura a seguir apresenta a evolução da relação mensal de preços do boi gordo e da soja, segundo dados do Cepea/Esalq, entre janeiro de 2017 e novembro de 2018.

 

Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

 

Vale lembrar que os preços do boi gordo e da soja referem-se ao indicador Cepea/Esalq. O preço da soja tem como base Paranaguá – PR.

No ano de 2017 a relação de preços do boi gordo e da soja foi melhor para o pecuarista, indicando um melhor poder de compra da oleaginosa. Isso porque em 2017 em boa parte do ano, a relação de preços entre as commodities ficou próxima de 2,0 sacas por arroba.

Em relação ao mesmo período de 2017, a relação de troca em novembro de 2018 caiu 10,5%, já que em novembro de 2017 era possível adquirir 1,91 sacas de soja com o preço de uma arroba de boi gordo.

E a queda na relação de preços do boi gordo e da soja em 2018 foi refletida, por exemplo, no maior custo de produção  dos bovinos confinados. O Farmnews apresenta estudo do LAE/USP que destaca o custo da engorda de bovinos confinados em novembro de 2018. Clique aqui e confira os dados!

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Relação de preços do boi gordo e da soja melhora em novembro de 2018 was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!