Mercado

Relação de preços do boi gordo e da soja no menor patamar de 2018

O Farmnews atualiza a relação de preços do boi gordo e da soja ao longo de 2018, até a parcial em setembro.

A Figura a seguir ilustra a relação de preços do boi gordo e do soja, segundo dados do Cepea/Esalq em 2018, até a parcial de 10 de setembro.

 

relação de preços do boi
Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

 

A relação de preços do boi gordo e da soja seguem nos patamares mais baixos ao longo de 2018, próximo de 1,57 sacas por arroba.

Vale lembrar que a relação de preços entre as duas commodities iniciou o ano acima de 2,0 sacas de soja por arroba de boi gordo. Contudo, com a valorização de preços da soja ao longo do ano que, na parcial de 2018, já supera os 30,0% (clique aqui), tem contribuído para o poder de compra do pecuarista. Isso porque além da alta nos preços da oleaginosa, o mercado do boi gordo tem apresentado preços perto da estabilidade ao longo do ano até o momento, oscilando entre pequenas variações negativas e positivas (clique aqui).

O fato é que a escalada de preços dos grãos, tanto da soja como do milho, tem contribuído para a queda no poder de compra do pecuarista e também para a alta nos custos da engorda confinada.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

O Farmnews tem apresentado a evolução mensal dos custos da engorda de bovinos em regime de confinamento em 2018 (clique aqui). Nesse assunto, vale destacar que o índice de custo de produção de bovinos confinados em agosto de 2018, em São Paulo, foi de 29,5% superior ao registrado em setembro de 2017; em Goiás, nesse mesmo período, o aumento foi 22,8%.

E por falar em confinamento, clique aqui e saiba mais da fórmula de cálculo do índice de custo de produção de bovinos confinados (ICBC) desenvolvido pelo LAE/USP.

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo