Mercado

Relação de preços do boi gordo e do milho em 2017

Veja como tem evoluído a relação de preços do boi gordo e do milho ao longo de 2017.

Em outras palavras, como tem evoluído o poder de compra de milho pelo pecuarista? Quantas sacas de milho são possíveis de serem adquiridas a partir do valor recebido por uma arroba de boi gordo em 2017?

A Figura abaixo ilustra o comportamento da relação de preços do boi gordo e do milho ao longo de 2017, segundo dados do Cepea/Esalq.

 

relação de preços do boi gordo
Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

 

No início de 2017 era possível adquirir menos de 4,0 sacas de milho por cada arroba de boi gordo negociada, de acordo com o indicador Cepea/Esalq.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Ao longo do ano de 2017, contudo, essa relação de preços do boi gordo e do milho aumentou o poder de compra do pecuarista para patamares acima de 5,3 sacas por arroba.

Esse pico aconteceu em agosto, quando os preços do boi gordo apresentaram a maior reação de preços para o mês em 21 anos de história (clique aqui).

O fato é que desde o início de setembro o poder de compra do pecuarista em relação ao milho começou a cair e atualmente (18 de outubro) está em 4,4 sacas por arroba.

E cabe ressaltar que essa recente queda da relação de preços do boi gordo pode influenciar negativamente no custo das dietas dos animais em confinamento.

Aliás, o Farmnews tem discutido a tendência dos custos da diária dos animais em confinamento e, em setembro de 2017, os custos, de fato, apresentaram alta.

Os dados da quarta edição do Informativo de Custos de Bovinos Confinados (ICBC) identificou aumento dos custos em setembro para todas as regiões pesquisadas.

Os custos das diárias-boi (CDB) aumentaram 3,26%, 2,95% e 2,98% para os confinamentos de São Paulo médio (CSPm), grande (CSPg) e de Goiás (CGO), respectivamente. Clique aqui e saiba mais!

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo