relação de preços do boi gordo e do milho

Relação de preços do boi gordo e do milho no início de 2018

O Farmnews atualiza os dados da relação de preços do boi gordo e do milho neste início de 2018 e compara com os valores do mesmo período do ano passado.

Afinal, o poder de compra do pecuarista frente ao milho tem aumentado ou diminuído em 2018?

A Tabela a seguir apresenta os dados médios mensais da relação de preços do boi gordo e do milho desde janeiro de 2017, de acordo os números do Cepea.

O indicador da relação de preços do boi gordo e do milho demonstra um maior poder de compra para o pecuarista neste início de ano.

O indicador que indica o poder de compra de 1 saca de milho a partir da venda de 1 arroba de boi gordo está 9% maior em fevereiro de 2018 comparado a fevereiro de 2017, ainda que os valores de 2018 sejam parciais (até o dia 8).

Em janeiro de 2018 a relação de preços do boi gordo e do milho foi de 4,48 sacas por arroba, valor 8,0% superior as 4,13 sacas por arroba apurada em janeiro de 2017.

Tal fato tem acontecido porque os patamares de preços do grão neste início de ano estão menores que os praticados no mesmo período do ano passado. E para destacar esse fato, clique aqui e confira o comportamento de preços do milho entre os anos de 2016 e 2017.

A Figura abaixo ilustra os dados apresentados na Tabela acima.

 

relação de preços do boi gordo e do milho

Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

 

Os dados da Figura acima sugerem que ao longo de 2017 a relação de preços do boi gordo e do milho melhorou, principalmente entre os meses de abril e setembro devido a forte queda dos valores do grão no período.

O Farmnews destaca os dados da 5º estimativa da produção de grãos no Brasil na safra 2017/18, realizada pela Conab. Clique aqui e saiba mais!

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Relação de preços do boi gordo e do milho no início de 2018 was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!