Mercado

Relação de preços do boi gordo e do frango

O Farmnews apresenta os números da relação de preços do boi gordo e do frango nos últimos anos.

A Figura a seguir destaca a relação de preços do boi gordo e do frango, ambos apurados em kg, segundo indicador Cepea/Esalq.

 

relação de preços do boi gordo
Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

 

A média da relação de preços do boi gordo e do frango, avaliada desde 2010, é de 2,35.

Em outras palavras, o kg do boi gordo é, em média, 2,35 vezes maior que o preço do frango.

Em 2012 (dezembro) essa relação caiu para o menor nível dessa série, atingindo 1,66, enquanto em 2015 (abril) alcançou a máxima de 2,97 até o momento (set-17).

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Atualmente (setembro de 2017) a relação de preços do boi gordo e do frango está em 2,67. A Figura abaixo destaca os valores médios anuais da relação de preços do boi gordo e do frango.

 

Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

 

Os dados acima indicam nos últimos anos o boi gordo tem apresentado uma valorização de preços superior a verificada no frango, pelo menos quando comparado aos anos entre 2010 e 2013.

Vale destacar que a média de preços do boi gordo em relação ao frango em 2017 é avaliada entre os meses de janeiro e setembro, enquanto nos demais anos a análise contempla os meses de janeiro a dezembro.

Veja também que os abates de bovinos e frangos recuaram no segundo trimestre de 2017, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Segundo dados divulgados pelo IBGE, no segundo trimestre deste ano, os abates de bovinos somaram 7,42 milhões de cabeças, 3,1% a menos do que no mesmo período de 2016.

O abate de frangos, que chegou a 1,43 bilhão no segundo trimestre do ano, teve quedas de 4% na comparação com o primeiro trimestre deste ano e de 4,5% em relação ao segundo trimestre de 2016 (clique aqui e saiba mais)

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo