Mercado

Relação de troca de bezerros por boi gordo no menor valor em quase 2 anos

O Farmnews destaca para a queda da relação de troca de bezerros por boi gordo em junho de 2019.

Aliás, a relação de troca média mensal de bezerros por boi gordo em junho de 2019 alcançou o menor patamar desde julho de 2017.

A Figura a seguir ilustra a evolução mensal da relação de preços do bezerro por boi gordo, entre junho de 2016 e junho de 2019, calculados a partir dos dados do indicador Cepea.


Fonte: Dados do Cepea/B3 (adaptado por Farmnews)

O poder de compra do pecuarista, de 1,92 bezerros por boi gordo em junho de 2019, foi o menor desde julho de 2017, quando a relação de troca foi de apenas 1,83.

Vale lembrar que em julho de 2017 o preço do boi gordo despencou diante da Operação Carne Fraca. Clique aqui e relembre o assunto.

Contudo, considerando apenas os meses de junho dos últimos 4 anos, a relação de preços do boi gordo e do bezerro foi a menor em 2019, como revelam os dados da Figura acima.

E por falar no menor poder de compra do pecuarista e no possível reflexo negativo na viabilidade da engorda confinada em 2019, clique aqui e confira os dados de custo da diária de bovinos em regime de confinamento, segundo dados do LAE/USP.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Pesquisador da Embrapa destaca decisões que impactam na lucratividade da recria e engorda. Clique aqui e confira!

O Farmnews apresenta os dados históricos da relação de troca de bezerros por boi gordo entre 2000 e 2018. Afinal, como evoluiu o poder de compra do pecuarista, no momento de repor o rebanho por bezerro a partir da venda do boi gordo ao longo de quase 20 anos? Clique aqui e confira!

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo