reposição do rebanho

Reposição do rebanho encerra 2019 mais favorável ao recriador

Reposição do rebanho mais favorável ao recriador ao longo de quase 6 anos.

Depois das fortes valorizações da arroba verificadas em novembro (clique aqui), produtores brasileiros estão ainda mais atentos à relação de troca para realizar a reposição dos animais.

Vale destacar que a reposição do rebanho é o principal custo dos recriador e o maior ponto de atenção quando o assunto é a viabilidade da atividade, como discutido no Farmnews (clique aqui).

Pois é, após um ano de 2019 desfavorável a reposição do rebanho, o cenário mudou a partir de outubro com a escalada de alta do boi gordo frente ao bezerro.

Segundo cálculos do Cepea, a reposição do rebanho atual é uma das mais favoráveis ao recriador desde fevereiro de 2013.

Esse cenário, segundo pesquisadores do Cepea, é resultado das altas mais intensas nos preços da arroba frente às observadas ao animal de reposição – de janeiro até a parcial de dezembro, o boi no mercado paulista registra valorização de 36%, enquanto que o preço do bezerro em Mato Grosso do Sul acumula alta de 20,2%.

Assim, dados do Cepea mostram que, nesta parcial de dezembro, produtores do estado de São Paulo precisam de 7,34 arrobas para a compra de um bezerro em Mato Grosso do Sul (foram considerados os Indicadores do boi ESALQ/B3, mercado paulista, e o ESALQ/BM&FBovespa do bezerro, Mato Grosso do Sul), contra 8,31 arrobas/animal no mesmo mês do ano passado, ou seja, aumento de 11,74% no poder de compra nesse período. Para essas comparações, foram utilizados valores médios mensais, em termos reais (foram deflacionados pelo IGP-DI).

A arroba do boi gordo cai nos primeiros dias de dezembro de 2019, mas acumula forte alta no ano e em relação a 2018. Clique aqui e saiba mais do assunto!

Adaptado do Cepea

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Reposição do rebanho encerra 2019 mais favorável ao recriador was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!