export_beef_back

Principais compradores anunciam fim das restrições à carne brasileira

O Farmnews atualiza seus leitores para os desdobramentos da Operação Carne Fraca.

Pouco a pouco os principais importadores retiram as restrições à carne brasileira e retomam os negócios com o país.

A indústria brasileira de carnes que esteve sob fortes críticas nos últimos dias, recebeu um grande impulso à medida que a China, Chile, Egito e Hong Kong começaram a retirar as restrições à carne brasileira. Esse fato já é um início da retomada da carne brasileira no cenário internacional, que ainda aguarda a retirada das restrições dos países europeus.

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, anunciou a “reabertura total do mercado brasileiro de carne” na China, em comunicado divulgado no sábado pelo escritório de imprensa do ministério. “Isso atesta categoricamente a solidez e a qualidade do sistema sanitário brasileiro e é uma vitória para nossa capacidade exportadora”, escreveu. O Chile, o Egito e Hong Kong também confirmaram que voltarão os negócios com o Brasil.

A investigação da Polícia Federal sobre as alegações de que os inspetores foram subornados para aprovar a venda de carne contaminada, causou um duro golpe à indústria de carnes do país. O Farmnews tem discutido o assunto. Clique aqui para acessar um dos artigos sobre o tema!

O Brasil responde por cerca de 20% das exportações mundiais de carne bovina e quase 40% das exportações de frango.

O fato é que após a Operação Carne Fraca, 25 países colocaram restrições à carne brasileira.

Os primeiros dados disponíveis do Ministério do Comércio mostraram que as exportações de carne caíram 99,9% na média diária. Em outras palavras, nos últimos dias o mercado de exportação de carnes do Brasil foi reduzido a praticamente zero.

A China, incluindo Hong Kong, é o maior mercado de exportação de carnes brasileira atualmente, comprando cerca de um terço dos US$ 5,5 bilhões negociados em 2016, de acordo com a Abiec.

Conforme o Ministério da Agricultura, a proibição da China de produtos brasileiros será suspensa na segunda-feira, com exceção da carne processada em 21 plantas ainda sob investigação pelas autoridades brasileiras.

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics – www.farmlogics.com.br. Cadastre-se e confira nosso plano grátis de gestão de fazenda!

Principais compradores anunciam fim das restrições à carne brasileira was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!