lucro por vaca

Lucro por vaca: qual retorno da atividade de cria nos EUA?

O Farmnews segue apresentando alguns números da pecuária americana, com objetivo de mostrar aos produtores nacionais a evolução de indicadores técnicos e econômicos daquele país, afinal, é sempre importante conhecer os dados de uma pecuária de alta tecnologia para aproveitarmos o que tem de bom por lá. E hoje vamos falar de lucro por vaca e como o retorno da atividade tem evoluído nos últimos anos.

Desde a década de 70, o LMIC – Livestock Marketing Information Center – dos EUA, tem estimado o retorno anual da atividade de cria considerando um sistema de produção típico americano. A estimativa do LMIC tem um propósito de apresentar um resultado médio estimado, ciente que diferenças de valores são comuns devido a diversidade de circunstâncias de produção que também ocorre no EUA, a exemplo do Brasil.

O indicador de lucro por vaca é fundamental nos EUA pois é o fator chave que determina a taxa de crescimento de rebanho americano. Certamente quando o retorno da cria é compensador, o pecuarista tem estímulo a reter matrizes no rebanho para reprodução. É como vemos por aqui, quando avaliamos ciclo pecuário.

É importante destacar que no cálculo de lucro por vaca são considerados apenas custos de produção e aluguel de pasto, sendo a remuneração do empresário e o valor do seu trabalho desconsiderada da análise.

600x600_amarelo

Igualmente deve ser ressaltado que os preços da pecuária nos EUA tem estado abaixo do esperado pelos produtores. Atualmente os preços estão de 15% a 30% inferiores a 2015, dependendo da categoria animal. Esse fato tem pressionado negativamente o retorno da atividade de cria americana de modo significativo, mesmo que os custos de produção tenham caído, favorecido pelo menor custo de combustível e alimentação.

Enquanto os preços de venda estão entre 15% a 30% menores, o custo de produção caiu apenas 3%, em média. Essa matemática não é boa para o produtor americano. Mas vamos ao lucro por vaca!

As estimativas do LMIC para 2014 apresentaram um lucro por vaca de cerca de $530. Em 2015 esse valor caiu para $300 enquanto o lucro por vaca atual está pouco abaixo de $133. Este é o valor mais baixo desde 2013.

O valor atual de $133 por vaca é positivo, mas, cabe destacar que dependendo do sistema de produção e o nível tecnológico aplicado (custos mais elevados), a atividade pode não cobrir os custos totais de produção. Em outras palavras, o produtor americano corre risco de ter prejuízo diante dos atuais patamares de preços da pecuária.

Conheça a Farmlogics – www.farmlogics.com.br – e gerencie seu rebanho de um modo simples e prático. Saiba mais!

Siga-nos pelo www.facebook.com/farmlogics e fique por dentro das dicas de gestão, notícias e análise de mercado do Farmnews!

Lucro por vaca: qual retorno da atividade de cria nos EUA? was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!