Mercado

Quantas sacas de milho uma arroba de boi gordo comprou em 10 anos?

O Farmnews avalia o poder de compra de uma arroba de boi gordo em relação a sacas de milho ao longo de 10 anos, de 2010 a 2019.

Afinal, entre 2010 e 2019 qual foi o poder de compra médio do pecuarista em relação ao milho?

A tabela a seguir apresenta os dados médios anuais dos preços nominais do boi gordo e do .olho, segundo indicador Cepea e o respectivo poder de compra em arrobas por saca de milho.

Em 2019 com uma arroba de boi gordo foi possível adquirir, em média, 4,23 sacas de milho, valor 9,9% maior que em 2018.

Apesar da alta frente ao 2018, o poder de compra do pecuarista em 2019 não foi dos melhores, mesmo com a forte alta do boi gordo no ano passado (clique aqui).

Isso porque ao longo desses 10 anos um arroba de boi gordo já possível comprar em média mais de 5,0 sacas de milho, em 2015. Por outro lado, o poder de compra do pecuarista frente ao grão já foi menor de 3,3 sacas por arroba, como em 2013.

E por falar em relação de preços do boi gordo e do milho, o custo da diária dos bovinos em confinamento apresentou forte alta em janeiro de 2020, principalmente quando comparado com os valores de custo observado no mesmo período de 2019. Clique aqui e saiba mais do assunto!

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

E em 2019 é importante destacar que a exportação de milho do Brasil foi recorde histórico, contribuindo e muito para que o preço do grão acunulasse alta ao longo do ano. Clique aqui e confira a comportamento de preços das commodities agrícolas acompanhadas pelo Farmnews em 2019.

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo