Mercado

Preços da soja em grão divergem de seus derivados, farelo e óleo

Embora os preços da soja em grão não tenham registrado reações significativas em julho, os valores da oleaginosa subiram mais que as cotações dos derivados, farelo e óleo de soja.

Tal comportamento divergente dos preços da soja em grão e dos seus derivados tem reduzido a margem de lucro das indústrias.

O comportamento dos preços da soja em relação ao milho, boi gordo e bezerro foi apresentado pelo Farmnews (clique aqui e saiba mais).

O milho foi a commodity que mais caiu de preço até o momento, em 2017. A queda nas cotações do milho em 2017 atingem cerca de 30,0 (até julho). Clique aqui e saiba mais sobre o mercado do milho no país!

Por outro lado, o comportamento de preço da soja em grão mostra maior estabilidade e tem sido a commodity com menor desvalorização até o momento dentre as 4 avaliadas pelo Farmnews. A queda da soja está próxima de 7,0% no primeiro semestre do ano.

Segundo pesquisadores do Cepea, esse cenário está atrelado à retração de sojicultores brasileiros das vendas envolvendo grandes lotes, visto que o processamento da oleaginosa pode aumentar no Brasil – por conta de uma maior demanda por óleo.

Além disso, há incertezas quanto à qualidade da soja nos Estados Unidos e expectativas de valorização do dólar frente ao Real.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Apesar de haver sinais de uma recuperação econômica no país ainda que discreto (clique aqui), o cenário político-econômico segue instável e, com isso, aumenta a volatilidade da moeda americana.

Clique aqui e saiba mais sobre a estratégia do MAPA prevê incentivo à abertura de novos destinos aos produtos do país e exportação de mercadorias de alta qualidade.

Ampliar a participação do país no mercado agrícola mundial é o principal objetivo da estratégia estabelecida pelo MAPA para promoção do agronegócio brasileiro, por meio de política pública específica, durante o período de 2019 a 2022.

Clique aqui e saiba mais dos desafios e dificuldades do Brasil no mercado agrícola mundial.

A produção brasileira de grãos deverá chegar a 288,2 milhões de toneladas nos próximos 10 anos.

A produção brasileira de grãos deverá acréscimo de 51 milhões de toneladas em relação à atual safra (2016/2017), de 237,2 milhões, o que representa um incremento de 21,5%.

Milho e soja continuarão puxando a expansão da produção brasileira de grãos até 2026/27 (clique aqui).

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo