china-mea-4m-20

Total da importação de carnes da China bate recorde em 2020

A importação de carnes da China, tanto de bovina como suína foram recorde nos 4 primeiros meses de 2020.

A China, maior consumidor e produtor mundial de carne suína, importou quantidade recorde de 400.000 toneladas em abril, quase 170% em relação ao ano anterior, já que os compradores asiáticos aproveitaram os preços baixos para estocar o produto.

A China importou 1,35 milhão de toneladas de carne de suína nos 4 primeiros meses de 2020, subindo 170,4% em relação ao mesmo período de 2019, depois que uma queda na produção doméstica manteve os preços da proteína muito mais altos do que em outros mercados, como o brasileiro.

Vale destacar que a importação de carne suína do Brasil pela China aumentou quase 4 vezes nos primeiros 3 meses de 2020. Clique aqui!

O fato é que a peste suína africana reduziu o rebanho de suínos da China em pelo menos 40%, reduzindo a produção de suínos e fazendo com que os preços da carne favorita do país asiático alcançassem valores recordes.

Com isso, a importação de carnes da China vem aumentando intensamente, principalmente de onde os preços da carne suína estão entre os mais baratos do mundo. E claro, os efeitos da COVID-19 favoreceram a queda dos preços devido a queda da demanda global pelas carnes.

Nesse contexto da participação da China no mercado de carnes do Brasil, é importante lembrar que a produção de carne na China em 2020 deve seguir caindo em virtude dos efeitos da febre suína.

Embora os preços da carne suína na China também tenham caído desde o início de fevereiro, os valores seguem quase o dobro do frente ao mesmo período de 2019.

A China também importou 160.000 toneladas de carne bovina em abril de 2020, um aumento de 28% em relação ao ano anterior. As importações de carne bovina do país nos primeiros 4 meses do ano aumentaram 54%, para 680.000 toneladas.

O Farmnews apresenta dados da participação da China no mercado de carnes brasileiro entre janeiro e abril, de 2016 a 2020. Clique aqui e confira!

Adapado de Reuters

Receba os estudos do Farmnews no WhatsApp!

Total da importação de carnes da China bate recorde em 2020 was last modified: by