Mercado

Total da importação de carnes da China bate recorde em 2020

A importação de carnes da China, tanto de bovina como suína foram recorde nos 4 primeiros meses de 2020.

A China, maior consumidor e produtor mundial de carne suína, importou quantidade recorde de 400.000 toneladas em abril, quase 170% em relação ao ano anterior, já que os compradores asiáticos aproveitaram os preços baixos para estocar o produto.

A China importou 1,35 milhão de toneladas de carne de suína nos 4 primeiros meses de 2020, subindo 170,4% em relação ao mesmo período de 2019, depois que uma queda na produção doméstica manteve os preços da proteína muito mais altos do que em outros mercados, como o brasileiro.

Vale destacar que a importação de carne suína do Brasil pela China aumentou quase 4 vezes nos primeiros 3 meses de 2020. Clique aqui!

O fato é que a peste suína africana reduziu o rebanho de suínos da China em pelo menos 40%, reduzindo a produção de suínos e fazendo com que os preços da carne favorita do país asiático alcançassem valores recordes.

Com isso, a importação de carnes da China vem aumentando intensamente, principalmente de onde os preços da carne suína estão entre os mais baratos do mundo. E claro, os efeitos da COVID-19 favoreceram a queda dos preços devido a queda da demanda global pelas carnes.

Nesse contexto da participação da China no mercado de carnes do Brasil, é importante lembrar que a produção de carne na China em 2020 deve seguir caindo em virtude dos efeitos da febre suína.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Embora os preços da carne suína na China também tenham caído desde o início de fevereiro, os valores seguem quase o dobro do frente ao mesmo período de 2019.

A China também importou 160.000 toneladas de carne bovina em abril de 2020, um aumento de 28% em relação ao ano anterior. As importações de carne bovina do país nos primeiros 4 meses do ano aumentaram 54%, para 680.000 toneladas.

O Farmnews apresenta dados da participação da China no mercado de carnes brasileiro entre janeiro e abril, de 2016 a 2020. Clique aqui e confira!

Adapado de Reuters

Receba os estudos do Farmnews no WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo