Mercado

Relação de troca de bezerros por boi nos menores patamares em 2020

A relação de troca de bezerros por boi gordo segue nos menores patamares históricos em 2020.

Isso porque no ano, pelo menos até a parcial de maio, o preço do bezerro acumula alta muito superior à observada pelo boi gordo no período. Vale lembrar que entre janeiro a maio, considerando o preço diário, o boi gordo e o bezerro, segundo indicador Cepea, acumularam alta de 6,1% e 24,9%, respectivamente.

Pois é, ainda que o bezerro apresente forte alta frente ao boi gordo, o preço da arroba do animal pronto para o abate em maio de 2020 apresentou alta em relação a abril após 12 anos. Isso porque o valor do boi gordo em maio foi maior que a média de abril em 2020, o que não era visto desde o ano de 2008, ou seja, em mais de uma década. Clique aqui e confira!

A Figura a seguir ilustra a evolução mensal da relação de troca de bezerros por boi gordo, segundo dados do indicador Cepea.

Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

Em maio de 2020 com a venda de um boi gordo de 16,5@ foi possível comprar 1,82 bezerros, valor pouco superior ao observado em abril, mas ainda muito abaixo do que foi praticado nos meses anteriores e no mesmo período de 2019 quando foi possível adquirir quase 2,0 bezerros por boi gordo (1,95).

O fato é que a relação de troca de bezerros por boi gordo em 2020 se aproxima dos patamares observados em 2015 (Figura), quando o poder de compra do pecuarista girava em torno de 1,70 e 1,80 bezerros por boi gordo.

A queda na relação de troca de bezerros por boi gordo é um risco para a viabilidade da atividade de recria, como temos mencionado no Farmnews. Vale lembrar que o custo do bezerro é o principal custo da recria e nesse aspecto, clique aqui e confira quais as decisões que mais afetam na lucratividade da recria e engorda

As commodities agrícolas acompanhadas pelo Farmnews acumularam alta em maio de 2020. Isso porque a soja e o milho, ambos acumularam valorização de 3,8% no mês, enquanto o boi gordo e o bezerro, de 3,0% e 0,7%, respectivamente. Clique aqui e confira!

Receba os estudos do Farmnews no WhatsApp!

Relação de troca de bezerros por boi nos menores patamares em 2020 was last modified: by

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto: