Mercado

Dados da troca de bezerros por boi gordo em 2020, até a parcial de junho

O Farmnews apresenta os dados da relação de troca de bezerros por boi gordo em 2020, até a parcial de junho.

O fato é que o poder de compra do pecuarista no momento de repor o rebanho segue entre os mais baixos da história em 2020 devido a forte valorização do bezerro frente ao boi gordo.

Em 2020 a troca de bezerros por boi gordo se mantém próxima de 1,80 bezerros por boi gordo de 16,5@, pelo menos é o que tem sido observado entre março e junho, conforme dados calculados a partir do indicador Cepea.

A Figura a seguir ilustra a evolução diária da relação de preços do boi gordo e do bezerro em 2020, até a parcial do dia 9 de junho, segundo indicador Cepea.

troca de bezerros por boi gordo
Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

O importante é destacar que a relação de troca de bezerros por boi gordo iniciou 2020 acima de 2,1 e na parcial de junho ficou próximo de 1,80.

Pois é, o valor de 1,80 bezerros por boi gordo é um dos patamares mais baixos ao longo da série histórica do Cepea e o que coloca em alerta para a viabilidade econômica da atividade de recria e engorda.

Vale lembrar que o preço do bezerro, em Reais por cabeça, iniciou o mês de junho de 2020 com a maior média nominal da história. Clique aqui e confira os dados!

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Do lado do boi gordo é importante ressaltar que a compra de carne bovina do Brasil pela China segue em disparada em maio de 2020, o que vem sustentando os preços do boi gordo no País. Ainda que o bezerro apresente forte alta frente ao boi gordo, o preço da arroba do animal pronto para o abate em maio de 2020 apresentou alta em relação a abril após 12 anos. Isso porque o valor do boi gordo em maio foi maior que a média de abril em 2020, o que não era visto desde o ano de 2008, ou seja, em mais de uma década. Clique aqui e confira!

Receba os estudos do Farmnews no WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo