variação da inflação

Variação da inflação, dólar e boi gordo nos últimos 12 meses

O Farmnews apresenta a variação da inflação, medida pelo IGP-M, do Real em relação ao dólar e do boi gordo nos últimos 12 meses.

Nos referimos aos últimos 12 meses como o período compreendido entre novembro de 2016 e outubro de 2017!

A Figura a seguir ilustra a variação da inflação (IGP-M), do câmbio e do boi gordo entre novembro de 2016 e outubro de 2017.

 

variação da inflação

Fonte: Dados do Cepea/Esalq e do Banco Central (adaptado por Farmnews)

 

Os dados acima revelam que a variação da inflação apresentou a menor queda acumulada quando comparado ao dólar e ao boi gordo.

Nos últimos 12 meses, ou seja, entre novembro de 2016 a outubro de 2017 a variação da inflação, medida pelo IGP-M caiu 0,3%, enquanto o dólar caiu 4,4% e o boi gordo 6,1%.

Aliás, apesar da queda nos últimos 12 meses é importante destacar que o comportamento do Real frente ao dólar tem sido positiva quando avaliada em um período mais longo de tempo. E tal fato inclusive tem contribuído para as exportações nacionais. Clique aqui e veja o comportamento do dólar no longo prazo!

Em relação aos dados destacados na Figura acima, vale destacar que apesar da queda acumulada do boi gordo, o mercado pecuário esboça alguma recuperação neste final de ano. Inclusive desde agosto o mercado do boi gordo já apresentou significativa alta, uma vez que em julho de 2017 chegou a acumular queda de cerca de 17,0%.

O movimento de alta do mercado do boi gordo em novembro de 2017 tem sido destacado no Farmnews. Clique aqui e confira!

O Farmnews destacou também o comportamento de preços do boi gordo, bezerro, milho e soja ao longo dos últimos anos, de 2010 a 2017. Veja qual dessas commodities tem apresentado maior queda de preços ao longo desse período. Clique aqui e confira!

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!

Variação da inflação, dólar e boi gordo nos últimos 12 meses was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!