Mercado

Compare a variação dos preços do boi gordo no Brasil e Estados Unidos

O Farmnews compara a variação dos preços do boi gordo no Brasil e nos Estados Unidos, desde o ano de 2010.

A Figura a seguir ilustra a variação de preços do boi gordo no Brasil e nos Estados Unidos, considerando os valores acumulados de janeiro de 2010 a dezembro de 2017, em valores nominais. Os dados de preços do boi gordo do Brasil foram baseados no Cepea/Esalq, enquanto do boi gordo nos Estados Unidos os números são do USDA.

 

variação de preços do boi gordo
Fonte: Dados do Cépea/Esalq e USDA (adaptado por Farmnews)

 

O interessante é avaliar que a variação dos preços do boi gordo no Brasil e nos Estados Unidos seguiram uma tendência relativamente próxima entre os anos de 2010 a 2014.

Contudo, a partir de 2015 houve o descolamento da tendência de preços do boi gordo nesses países. Isso porque os preços do boi gordo nos Estados Unidos assumiram um comportamento de queda e no Brasil os preços ficaram mais estáveis.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

No acumulado desde 2010, a variação de preços do boi gordo no Brasil foi de 96,6%, em valores nominais. Já nos Estados Unidos a variação de preços do boi gordo foi mais modesta e de 25,0%.

A Tabela abaixo apresenta os dados de preços médios anuais do boi gordo nos Estados Unidos e a respectiva variação acumulada e anual.

variação de preços do boi gordo

Vale destacar também que os preços do boi gordo nos Estados Unidos, em valores nominais, tem apresentado 3 anos consecutivos de queda, de 2015 e 2017. Ao longo desta série iniciada em 2010 o pico de preços médio do boi gordo nos EUA ocorreu em 2014 (US$154,3 / cwt).

O Farmnews atualiza seus leitores para os dados que revelam os maiores produtores mundiais de carne bovina em 2017. Clique aqui e confira! Confira também os dados que revelam as projeções do consumo mundial de carne bovina, de 2018 a 2026. Clique aqui!

O Farmnews é o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo