Mercado

Variação mensal do preço do boi em novembro foi a maior da história

A variação mensal do preço do boi gordo em novembro de 2019 foi a maior já observada ao longo da série de preços do Cepea.

A Figura a seguir ilustra o comportamento mensal da variação de preço do boi gordo de janeiro de 1997 a novembro de 2019, segundo dados do indicador Cepea.

O preço médio do boi gordo em novembro de 2019 foi de R$202,86 por arroba, valor 24,3% maior que a média apurada no mês anterior (R$163,26 por arroba).

Pois é, a variação mensal do preço do boi gordo de 24,3% em novembro de 2019 foi a maior da série histórica do Cepea, iniciada em 1997.

E, claro, não é à toa que novembro de 2019 ficará para a história da pecuária nacional (clique aqui), pois além da forte alta, colocou os preços do boi gordo em novo patamar.

Acesse www.meuagro.com.br e cadastre-se para obter descontos exclusivos!

Antes de novembro de 2019, o maior ganho mensal de preço do boi gordo foi de 13,7%, ou seja, muito abaixo da valorização de 24,3%.

Aliás, a questão da alta nos preços das commodities agrícolas em novembro de 2019 (clique aqui), reacendeu uma discussão importante em relação ao poder geopolítico dos alimentos, substituindo, pelo menos em partes, a importância das fontes de energia, como o petróleo nesse processo. Clique aqui e entenda um pouco mais essa discussão.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

E, claro, um dos fatores responsáveis pelo aumento dos preços do boi gordo em 2019 é a demanda por proteína animal na China. Em 2019 os efeitos da crise de produção de suínos no país asiático (clique aqui) já foram sentidos, com forte aumento dos embarques de carne bovina. Isso porque na parcial do ano, até outubro, a receita com a exportação de carne bovina para a China aumentou quase 40% em relação ao mesmo período de 2018 (clique aqui)

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo