De acordo com a FAO, cerca de 194 milhões de indianos passam fome no país, ao mesmo tempo que o desperdício de alimento por lá chega a US$14 bilhões anuais.
A Índia é um dos maiores produtores mundiais de comida e está buscando alternativas para reduzir as perdas de alimento durante o processo de produção ao consumo.
Esse processo que visa reduzir o desperdício de alimento no país passa por iniciativas que incluem parcerias em boas práticas e o uso de tecnologias.
No entanto, parece que essas iniciativas acontecem de modo bastante lento na Índia e atualmente o país ocupa a posição de número 100 entre os 119 países do Índice Global de Fome, com 14,5% da população desnutrida.
Pois é, o paradoxo é grande. Estamos falando um dos principais países quando o assunto é produção de alimentos e ao mesmo tempo um dos líderes globais quando o assunto é fome.
O fato é que a produção de comida não é o problema no país, mas sim o desperdício de alimentos.
O ministro da agricultura indiano ressalta que cerca de 40% da produção anual de alimentos no país é desperdiçada, já que as colheitas normalmente ficam expostas no campo, sob o sol, chuva e suscetível a insetos e outros animais.
Os dados mostram que o desperdício de alimento no mundo seria capaz de acabar com a fome no planeta! Clique aqui e saiba mais!
O fato é que o desperdício de alimentos no mundo representa um terço de tudo que é produzido! Quando este número é convertido em calorias, isso significa que cerca de 1 em cada 4 calorias destinadas ao consumo nunca é realmente comido.
O assunto de desperdício de alimentos no Brasil já foi apresentado no Foodnews. Clique aqui e saiba mais!
Adaptado de Fresh Plaza
Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!