O Foodnews apresenta algumas diferenças entre ovo branco e vermelho. Afinal de contas, existe diferenças além da cor dos ovos?
Primeiramente, é importante destacar que ao contrário do que muitos pensam, não é a alimentação que determina a cor da casca dos ovos não só das galinhas, mas de todas as aves.
Na verdade, o que define qual será a “tinta” usada para pintar a casca é a genética. Assim, é a raça do animal que determinará a cor.
A primeira das diferenças entre ovo branco e vermelho é definida pela raça das aves!
As galinhas das raças New Hamphire e Rodhes Island Red, por exemplo, produzem ovos vermelhos. Para chegar nessa cor, essas aves utilizam dois tipos de pigmentos: a protoporfirina e a biliverdina. Já para os ovos de casca branca, apenas a biliverdina é usada.
Embora as cores branca (75%) e marrom (25%) sejam as mais comuns, outras galinhas, como a Araucana, originária do Chile, produzem ovos com cascas azuis. Já as codornas têm ovos pintados de branco e preto. Para isso, essas aves utilizam concentrações variadas de pigmentos.
Existem diferenças entre ovo branco e vermelho além da cor da casca?
Embora muitas pessoas acreditem que ovos com casca marrom (ou vermelha) são muito mais nutritivos que os brancos, a verdade é que eles possuem a mesma quantidade de nutrientes e vitaminas.
As diferenças entre o ovo branco e vermelho se restringem à cor, já que o valor nutricional de ambos é semelhante!
O que varia é cor e a textura da gema, provocadas pelo tipo de alimento consumido pela ave.
As galinhas caipiras, criadas soltas e à base de uma alimentação que vai além da ração, tendem a ter uma gema de coloração amarela mais intensa e com uma textura mais grossa. Já a cor da gema dos ovos das galinhas chamadas de industriais tem uma cor mais “aguada” e textura fina.
Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!