O excesso de sal na dieta aumenta os riscos de falha no coração. Pois é!
Essa é a afirmação do estudo divulgado pela Sociedade Europeia de Cardiologia e publicado no Daily Science.
A estudo conduzido para avaliar os efeitos do excesso de sal na dieta foi conduzido por 12 anos e avaliou 4 mil pessoas.
O consumo de sal (cloreto de sódio) em altas quantidades é uma das principais causas do aumento da pressão sanguínea e um fator de risco para doenças ligadas ao coração, conforme afirma o Prof Pekka Jousilahti, um dos pesquisadores do estudo.
Para mais detalhes sobre o estudo destacado acima, clique aqui!
O fato é que os problemas decorrentes do excesso de sal na dieta tem sido bastante discutidos e no Foodnews não é diferente.
O IBGE pesquisou sobre o consumo de sal no Brasil e o Foodnews tem usado esses dados para alertar a população sobre a importância do tema para a saúde e bem-estar.
Aliás, iniciamos a abordagem do assunto no Foodnews com o artigo: “Consumo de sódio e a saúde da população no Brasil” (Clique aqui para acessar o artigo).
Se levarmos em conta as recomendações da Organização Mundial da Saúde, que aconselha um consumo de sal não superior a 5 gramas por dia, a ingestão do nutriente pela população brasileira é realmente exagerada.
Segundo IBGE cada brasileiro consume cerca de 1,031 kg de alimentos e 4,46 g de sódio por dia, o correspondente a 11,38 g de sal.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o consumo de sal por dia não deve ultrapassar 5 gramas (clique aqui e saiba mais).
O Foodnews apresenta parte do estudo do ITAL, que revela o perfil de peso e saúde do brasileiro. O objetivo é saber como os brasileiros avaliam seu peso e o que eles fazem para melhorar sua saúde. Confira resultados da pesquisa que avalia comportamento do peso e saúde do brasileiro (clique aqui)!
Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!