O Foodnews destaca programa nos Estados Unidos que recompensam os consumidores por comprarem hortifrútis. Confira a novidade!
Já pensou em mudar os hábitos alimentares, consumindo mais frutas e hortaliças, e ainda ser “recompensado” por isso?
O programa “Más Fresco! More Fresh”, que está presente no estado norte-americano da Califórnia, nos condados de Los Angeles, Orange e San Diego, já oferece essa opção aos consumidores locais!
Administrado pela Universidade da Califórnia, o programa de pesquisa recebe colaboração do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) e do Northgate Gonzalez Market (ponto de compra), e recompensa os participantes inscritos no CalFresh – projeto que atende famílias de baixa renda, fornecendo incentivos para o consumo de alimentos saudáveis e nutritivos – pela compra de hortifrútis.
Iniciado há um ano, o programa já conta com 1.153 participantes (famílias de baixa renda e, normalmente, compostas por mais de cinco pessoas), que recebem bônus de US$1,00 por cada dólar gasto, do benefício total do CalFresh, em frutas e hortaliças – que podem ser utilizados para consumir mais hortifrútis.
Assim, o valor adicional pode variar de US$10,00 a US$40,00 por mês. Além dos incentivos financeiros, o programa oferece descontos contínuos em hortifrútis e promove ações de estímulo à alimentação saudável.
O objetivo, conforme o site oficial do “Más Fresco! More Fresh”, é estimular melhores hábitos alimentares e facilitar o acesso a frutas e hortaliças – até então, um obstáculo para famílias de baixa renda, que deixavam os hortifrútis de lado durante as compras. Além disso, o programa pesquisa e avalia o efeito dos incentivos financeiros no consumo de hortifrútis.
Essa seria uma estratégia que poderia funcionar por aqui também, já que o consumo de hortaliças entre os brasileiros está em apenas um terço da quantidade recomendada.
Pois é, nossa alimentação está longe da ideal, isso porque o consumo de hortaliças recomendado pela OMS é de, no mínimo, o equivalente a 400 gramas por dia. Clique aqui e saiba mais do assunto!
Adaptado de Hortifruti Brasil
Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!