maior produtor de vinhos

Maior produtor de vinhos em 2018: produção e consumo da Itália!

A Itália foi o maior produtor de vinhos em 2018, alcançando 5,3 bilhões de litros, um crescimento de 26,1% frente a 2017.

Isso porque em 2017 a produção de vinhos na Itália foi bem abaixo da apurada em 2018, somando 4,2 bilhões de litros, segundo dados do USDA.

Apesar do crescimento da oferta do maior produtor de vinhos em 2018, o consumo no país segue em contínua queda.

Pois é, o consumo de vinho entre os italianos tem diminuído a cada ano. Na década de 1970 por exemplo consumo médio percapita no país foi próximo de 110 litros anuais, enquanto em 2007 esse valor caiu para menos da metade, a 45 litros anuais. No ano de 2017, contudo, o consumo caiu ainda mais, para aproximadamente 33 litros anuais.

Por outro lado, a exportação de vinhos da Itália em 2018 alcançou 4,2 bilhões de litros, ou quase 80% da produção italiana. Em outras palavras, praticamente 80% dos vinhos italianos são exportados e, o destino é principalmente os Estados Unidos, Alemanha e o Reino Unido.

E por falar no mercado de exportação de vinhos italianos, clique aqui e confira como evoluíram os dados de importação e exportação de vinhos pelo Brasil na última década, de 2009 a 2018.

E com relação ao mercado doméstico, o ano de 2018 foi desafiador para o mercado de vinhos no Brasil, pois foi afetado por duas forças que deram aquele baque no bolso dos winelovers. E nesse sentido, qual a tendência do mercado de vinhos para 2019? Clique aqui e saiba mais do assunto!

O vinho sempre teve grande relevância na historia da civilização ocidental, seja por seus aromas, sabor e personalidade ou pelos benefícios que traz à saúde. Importantes civilizações antigas, como os egípcios, os gregos e os romanos, utilizavam vinho como remédio para o corpo e para a alma. O uso medicinal do vinho era largamente empregado e existem inúmeros registros disso. Clique aqui saiba mais dos benefícios do vinho para a saúde!

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Maior produtor de vinhos em 2018: produção e consumo da Itália! was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!