raízes mais saudáveis

Conheça as 10 raízes mais saudáveis!

Saiba um pouco mais das 10 raízes mais saudáveis e que podem fazer parte da nossa alimentação por serem, além de nutritivas, muito saborosas.

As raízes não são apenas deliciosas, elas fazem parte de uma dieta saudável.

Segue abaixo as 10 raízes mais saudáveis ​​para adicionar à sua dieta:

As raízes são definida como uma planta comestível que cresce no subsolo, sendo as batatas, cenouras e cebolas alguns exemplos mais familiares. No entanto, existem muitos outros tipos, cada um com um conjunto distinto de nutrientes e benefícios para a saúde.

  • Cebolas. As cebolas são vegetais de raiz populares, servindo como um ingrediente básico em muitas cozinhas. Eles são ricos em fibras, vitamina C e antioxidantes. Pesquisas mostram que comer cebolas pode estar associado a muitos benefícios para a saúde. Por exemplo, um estudo descobriu que comer 100 gramas de cebola crua por dia reduziu significativamente os níveis de açúcar no sangue em pessoas com diabetes. Além disso, outras pesquisas observaram que as cebolas podem possuir propriedades anticancerígenas poderosas, com estudos observacionais vinculados a uma maior ingestão desse vegetal de raiz para diminuir o risco de tipos comuns de câncer.
  • Batata Doce. As batatas doces são vegetais de raiz vibrantes e deliciosos que são altamente nutritivos e repletos de benefícios para a saúde. Eles são ricos em fibras, vitamina C, manganês e vitamina A e uma boa fonte de vários antioxidantes – incluindo beta-caroteno, ácido clorogênico e antocianinas. Estudos mostram que o consumo de batata-doce melhoraram o controle do açúcar no sangue em pessoas com diabetes. Devido ao seu teor de vitamina A, alguns estudos sugerem que este vegetal de raiz também pode melhorar a função imunológica, a saúde da pele e a proteger contra a perda de visão.
  • Nabo. Os nabos têm um perfil de nutrientes impressionante, sendo uma grande fonte de vitamina C, fibra, manganês e potássio. Adicionando vitamina C à sua dieta pode ajudar a aumentar a sua imunidade.
  • Gengibre. O gengibre é uma planta da China que está intimamente relacionada com outros vegetais de raiz, como açafrão. É carregado com antioxidantes, incluindo um composto específico chamado gingerol, que tem sido associado a uma longa lista de benefícios para a saúde. O gengibre também pode diminuir a dor e inflamação e ajudar a aliviar a dor menstrual e reduzir os sintomas em pessoas com osteoartrite.
  • Beterraba. A beterraba é uma das verduras mais nutritivas disponíveis, contendo uma boa quantidade de fibra, folato e manganês em cada porção. Eles também são ricos em nitratos, que são compostos vegetais benéficos que podem ajudar a dilatar os vasos sanguíneos, diminuindo potencialmente a pressão arterial e melhorando a saúde do coração.
  • Alho. O alho é um vegetal de raiz que pertence ao gênero Allium e está intimamente relacionado com cebola, alho-poró, cebolinha e cebolinha. Cada porção de alho possui uma boa quantidade de vários nutrientes importantes, incluindo manganês, vitamina B6 e vitamina C.
  • Rabanete. Rabanetes podem ser pequenos, mas são uma das raízes mais saudáveis, pois contém uma boa quantidade de fibras e vitamina C. Os rabanetes também têm propriedades antifúngicas e têm sido eficazes contra vários tipos de fungos em estudos de tubo de ensaio e animais.
  • Funcho. Conhecida por seu sabor de alcaçuz, a erva-doce é uma espécie de planta com flores relacionada às cenouras. Além de fornecer muito poucas calorias por porção, o funcho contém fibra, vitamina C, potássio e manganês. Ele também contém o anetol composto, que dá à erva-doce seu sabor distinto, aroma e uma ampla variedade de benefícios para a saúde.
  • Cenouras. Como uma das raízes mais conhecidas, as cenouras também são uma das raízes mais saudáveis. Eles estão cheios de vitaminas A e K, bem como o importante antioxidante beta-caroteno. A ingestão de cenouras tem sido associada a um melhor estado antioxidante e a níveis mais baixos de colesterol em humanos e animais. Outra pesquisa mostra que uma maior ingestão de carotenóides, como o beta-caroteno, pode estar associada a um menor risco de certos tipos de câncer, incluindo câncer de mama, próstata e estômago.
  • Aipo. Também conhecido como raiz de aipo, o aipo é um legume altamente versátil e delicioso que é fácil de cozinhar e apreciar. Ele contém uma dose saudável de vitamina C e fósforo e também é uma excelente fonte de vitamina K. A vitamina K é um nutriente essencial, necessário para uma coagulação sanguínea adequada.

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Adaptado de Fresh Plaza

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Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!