Os smoothies frescos têm os mesmos nutrientes que as suas matérias-primas.
Os smoothies são uma maneira gostosa e conveniente de consumir combinações de frutas e vegetais, além de aproveitar de seus potenciais benefícios para a saúde.
Na verdade, os smoothies fornecem os mesmos benefícios para a saúde que os ingredientes brutos quando a bebida é consumida imediatamente após a preparação, de acordo com o Dr. Francisco Artés Hernández, da Universidade Politécnica de Cartagena.
A maioria dos nutrientes é preservada depois de transformadas em smoothies, com exceção de alguns compostos que são altamente degradáveis, como a vitamina C, cujos níveis começam a diminuir neste processo.
Apesar disso, essas reações podem ser abrandadas com a aplicação de tratamentos de processamento inovadores, que podem prolongar a estabilidade desses compostos em 10 dias e, portanto, melhorar sua vida útil até o consumo.
Por exemplo, os smoothies vermelhos recebem a cor do caroteno, que está presente em frutas, como tomates ou melancias. Estes produzem níveis de licopeno que permanecem estáveis, sem mudanças significativas, até 28 dias a 5ºC, mas isso pode ser aumentado até 58 dias através com o uso de tratamentos térmicos alternativos durante o processamento.
E vale destacar que é recomendado que os smoothies sejam consumidos pela primeira vez pela manhã. Pesquisadores e nutricionistas dizem que o smoothie feito de frutas e legumes deve ser a primeira coisa que ingerimos pela manhã.
Isso porque quando ainda estamos de estômago vazio, a absorção dos nutrientes dos smoothies é muito mais eficiente.
“Com o estômago vazio, os nutrientes como vitaminas, antioxidantes, minerais, enzimas e fibras naturais dos smoothies são melhor absorvidos, dando um impulso ao nosso sistema imunológico e nos ajudando a começar o dia cheio de energia” diz Artés.
Clique aqui e saiba mais do poder terapêutico dos cogumelos!
Adaptado de Fresh Plaza
Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!