No Brasil, a tilápia é o cultivo aquícola mais importante, não apenas em termos de volume produzido, como também em seu aspecto socioeconômico.
Representando 47% de toda a produção de pescado cultivado no país, a produção de mais de 250 mil toneladas de tilápia colocou o Brasil como o quinto maior produtor mundial.
Esse crescimento produtivo acompanha uma tendência global, em que a tilápia apresenta aumento contínuo em popularidade.
Para assegurar que a tilapicultura brasileira possa crescer ainda mais, com sustentabilidades técnica, econômica, social e ambiental, é preciso compreender as estratégias a serem exploradas pelos diferentes atores e agentes da cadeia de valor relacionada.
Se é a espécie mais desenvolvida, ainda pode ser mais. “Pode-se dizer que a tilapicultura está apenas começando. A atividade ainda é bem jovem. O potencial produtivo é enorme no país”, explica Renata Barroso, da Embrapa Pesca e Aquicultura, que lidera projeto de pesquisa sobre a cadeia produtiva da tilápia.
O objetivo do projeto é melhorar a compreensão da dinâmica da cadeia produtiva da tilápia no Brasil, num enfoque socioeconômico, gerando informações que auxiliem tomadas de decisões que contribuam para o crescimento sustentável da indústria da tilápia no país.
Os indicadores socioeconômicos gerados facilitarão a identificação dos gargalos específicos da tilapicultura.
Entre 2005 e 2015, a produção do peixe mais cultivado no Brasil, a tilápia, saltou 80%.
Clima favorável, a rusticidade da espécie aceitando diferentes sistemas de produção; alta demanda dos produtos; além do bom resultado em cultivos intensivos, todos esses fatores contribuíram para alavancar a produção do peixe no país.
Clique aqui para acessar o artigo: “Produção de tilápia no país cresce nos últimos anos”.
Acesse também artigo que fala um pouco da história e curiosidades do mercado de pescado do Ceagesp, com quase 50 anos de história. Clique aqui para acessar o artigo!
Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia! Eventos, curiosidades e dicas de gestão e mercado do setor de alimentação fora do lar!