Evento dedicado aos resultados dos testes de consumo alimentar residual em bovinos de corte foi realizado em novembro, na Embrapa.

Promovido pela Embrapa, pela AGCZ, ABCZ e parceiros, o evento teve o objetivo de apresentar os resultados finais da primeira avaliação de consumo alimentar residual (CAR) para identificar animais com potencial para a característica.

O Centro de Desempenho Animal conta com infraestrutura de confinamento com 24 cochos acoplados a balanças eletrônicas, tecnologia nacional da empresa Intergado, capaz de monitorar o consumo e comportamento alimentar de até 180 animais adultos simultaneamente.

O monitoramento do consumo é feito on line pelo sistema, a partir da leitura de brincos RFid, que transmite as informações geradas nos cochos eletrônicos, permitindo a avaliação simultânea e com precisão de um grupo grande de animais.

As avaliações tiveram duração de 70 dias, com 20 dias de adaptação, e a dieta consistindo de silagem de milho e 37% de concentrado, simulando um pasto de alta qualidade.

O objetivo do projeto é identificar animais e linhagens superiores para eficiência alimentar, medida através do CAR. Entretando, toda avaliação fenotípica para CAR é complementada com a análise genética, a partir de DNA coletado dos animais, onde se busca identificar marcadores moleculares para esta característica.

A eficiência alimentar é uma medida que avalia o quanto o animal produz por unidade de alimento ingerido. Entretanto, esta medida não é adequada para uso em melhoramento genético, pois ganho de peso e consumo estão profundamente associados ao tamanho adulto, o que resulta em aumento de exigência de manutenção dos animais.

Para que a eficiência alimentar seja utilizada em programas de melhoramento genético, o consumo alimentar residual (CAR) é a variável mais adequada.

O consumo alimentar residual é uma medida que é obtida do grupo de animais avaliados e levando em consideração seu peso, sua taxa de ganho diária e a deposição de gordura corpórea, ajustados através de uma equação de regressão, que gera a informação de consumo calculado (ou predito).

Quando o consumo real (observado) é maior que o predito, este animal não é eficiente (CAR positivo); quando o consumo real é menor que o calculado, se diz que o animal é eficiente (CAR negativo).

Nesta 1ª. avaliação de consumo alimentar residual se observou diferenças de 15,5 e 25,5% entre os extremos de eficiência alimentar (CAR), respectivamente, para as raças Guzerá e Nelore.

Estes valores não querem dizer que uma raça é mais eficiente que a outra, mas que ambas têm variação fenotípica para fazer seleção. A magnitude dos valores reflete a parcela da população usada para obter estes resultados.

A identificação de animais com CAR negativo é importante, pois indicam o animal superior para a característica e a linhagem que lhe deu origem. É um dos objetivos deste projeto, é obter as DEPs (Desempenho Esperado da Progênie) para que se possa fazer a seleção com maior eficiência nesta característica.

O resultado esperado quando um produtor usar um touro melhorador nesta característica é de que seus filhos sejam também eficientes, já que a herdabilidade da característica está entre 50-60%.

Por outro lado, os pesquisadores da Embrapa alertam que a avaliação do CAR apenas não indica um animal realmente melhorador.

O touro melhorador deve ser superior também nas demais características, como as reprodutivas, de crescimento e de qualidade de carcaça, buscando um equilíbrio nas características que compõe os índices zootécnicos da fazenda.

Por isso, participação do animal em testes de avaliação de CAR e em Testes de Desempenho de Touros Jovens é fundamental: ambos os testes se complementam e culminam por indicar os animais mais equilibrados nas diferentes características de interesse da produção pecuária.

Clique aqui e confira também os primeiros resultados da Unesp e Qualitas do estudo consumo alimentar residual!

Adaptado da Embrapa

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!

Resultados para consumo alimentar residual (CAR) da Embrapa was last modified: by