Qualitas_boi_2

Eficiência alimentar – quando menos é mais!

O Departamento de Melhoramento e Nutrição Animal da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Unesp de Botucatu e a Qualitas Melhoramento Genético firmaram parceria para desenvolver projeto de avaliação e classificação de bovinos Nelore para crescimento, consumo alimentar residual (CAR) e eficiência alimentar em testes de desempenho.

E o que é Consumo Alimentar Residual?

O CAR é definido como a diferença entre o consumo de matéria seca observado e o consumo estimado para mantença do peso corporal e para melhora do desempenho, aumento do peso corporal do animal. Em outras palavras é uma característica que avalia e eficiência de conversão de alimento do animal.

A eficiência alimentar, medido pelo CAR, tem por objetivo identificar aqueles indivíduos que apresentam maior crescimento com um consumo menor de alimento.

Imagina o ganho econômico esperado para o pecuarista que selecionar os animais mais eficientes em termos consumo de alimento e ganho de peso? Essa é a pesquisa da Unesp e do Qualitas!

A pergunta é: podemos selecionar reprodutores baseados nessa característica?

Sim, o CAR apresenta variabilidade genética que permite ser explorada na identificação e seleção de animais geneticamente superiores em relação à utilização dos alimentos para a produção de carne.

A utilização do CAR como critério de seleção se deve a possibilidade de comparar o consumo de matéria seca dos animais independente de suas diferenças de tamanho (corporal, garupa, etc) ou de sua curva de crescimento.

E como as pesquisas do CAR tem sido desenvolvidas pela Unesp e o Qualitas

A Qualitas Melhoramento Genético, empresa que coordenada o Programa de Melhoramento Genético Nelore Qualitas, realiza trabalho com a CAR desde 2010, usando como critério de seleção dentro do grupo de tourinhos que receberam CEIP (Certificado Especial de Identificação e Produção). Dessa forma, garantem a seleção dos 20% melhores tourinhos da safra, que foram vistoriados pelos técnicos do Programa e atendem a filosofia de produção e seleção a pasto.

O programa Nelore Qualitas conta com a participação de fazendas distribuídas em sete estados brasileiros e produz em média 10.500 machos em cada safra, sendo 22,7% candidatos a CEIP e destes animais são escolhidos 120 tourinhos para participar da avaliação do CAR. Os 10 tourinhos mais eficientes no final da avaliação do CAR são escolhidos para seguirem para Central de IA, para coleta de sêmen e tem seu material genético distribuído entre as fazendas parceiras do Programa, via teste de progênie.

Logo_qualitas_2

 

A parceria é coordenada pelos professores do Departamento de Melhoramento e Nutrição Animal (DMNA), Antonio Carlos Silveira, Luis Artur L. Chardulo e Josineudson Augusto II e os sócios da Qualitas Melhoramento Genético, Émerson G. Moraes e Leonardo F. N. Souza. O projeto de parceria esté registrado (Nº 1040/2016) junto a Fundação de Apoio a Pesquisa e Extensão (Funep). Os equipamentos foram comprados pela empresa e a estrutura teve apoio financeiro da FMVZ e DMNA.

A primeira avaliação do CAR na FMVZ iniciará em junho de 2016 e contará com a participação de 120 touros da safra 2014 de criadores participantes do Programa Nelore Qualitas.

Parabéns aos pesquisadores pela iniciativa e no Farmnews e nos falar um pouco da eficiência alimentar em favor de uma pecuária mais produtiva e econômica. Em caso de dúvidas e para saber mais sobre a Unesp e o Qualitas e esta pesquisa, entre em contato com o Prof. Josineudson Augusto deixando seu comentário no artigo.

A Farmnews é uma parceria da Farmlogics – www.farmlogics.com.br  no objetivo de trazer novidades de pesquisa e tecnologia da produção de pecuária de corte. Entre em contato conosco, cadastre-se e receba notícias regularmente.

Eficiência alimentar – quando menos é mais! was last modified: by

Veterinário e prof. do Departamento de Melhoramento e Nutrição animal da Unesp de Botucatu além de suas atividades como docente, tem desenvolvido trabalho de pesquisa e extensão - processo 1.025/2016, na FUNEP - junto com seus alunos no sentido de gerar informações da pecuária de corte.