Mercado

Eficiência alimentar em bovinos. Por que avaliar?

Uma mudança está chegando à indústria da genética de bovinos de corte.

As empresas ligadas ao melhoramento genético animal tem cada vez mais interesse em identificar animais  para eficiência alimentar, com o objetivo de criar animais mais eficientes do ponto de vista de consumo eficiente.

Mas o primeiro passo, o de medir com precisão quanto o gado come em diferentes estágios da vida e tipos de dieta é a chave para o sucesso neste objetivo.

O fato é que a ingestão de grãos por bovinos no confinamento é tarefa relativamente fácil (porém cara) de medir e a indústria agora tem um número substancial de registros (datapoints) para esta característica em regiões tropicais.

Por outro lado, a ingestão de forragem enquanto animal está pastando é extremamente difícil de medir.

E esse é o desafio, já que a indústria da genética bovina precisa lidar com essa dificuldade para realmente capturar a eficiência alimentar para todo o sistema de produção de carne bovina, pois a grande “população” de bovinos está no pasto – são as vacas, mães dos animais que serão recriados e confinados.

A preocupação refere-se ao fato de que a regulação da ingestão varia de acordo com o tipo de dieta. Em outras palavras, um animal pode “estar cheio” de forragens antes de atender às suas necessidades nutricionais básicas.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

O mesmo animal alimentado com grãos em um ambiente controlado como o confinamento provavelmente atenderá a esses requisitos com menos alimentação. No entanto, as avaliações de eficiência alimentar normalmente são em confinamento, potencialmente restringindo a análise de eficiência do animal ao longo da vida útil.

E, claro, essa é a questão que envolve a produção pecuária nacional, especialmente a pasto.

E o mais importante, melhorar a eficiência alimentar de um rebanho pode significar grandes economias para os produtores.

Uma melhoria de 5% na eficiência alimentar poderia ter um efeito econômico quatro vezes superior a uma melhoria de 5% no ganho médio diário. Por isso, empresas como CRV Lagoa (que mede eficiência alimentar em seu Centro de Performance), ABS Global (em parceria com o Rancho da Matinha), Qualitas (em conjunto com UFG e Unesp) entre outras iniciativas tem investido para identificar animais melhoradores para eficiência alimentar e assim promover melhoramento genético para as massas.

Uma vez que os custos de alimentação representam mais de dois terços dos custos de produção totais em uma operação pecuária bovina, reduzi-los pode ter grandes vantagens na análise de resultado do negócio como um todo. Este é um grande elo, não só de pesquisa, mas de necessidade futura da pecuária, unindo avanços da nutrição e genética em uma só direção.

Aliás, o Farmnews tem destacado a iniciativa do CIGNA nos testes de eficiência alimentar residual conduzidos na Unesp/Botucatu (clique aqui).

Unesp e Qualitas: primeiros resultados do CIGNA para eficiência alimentar (clique aqui e saiba mais)!

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo