importância econômica da precocidade sexual

Importância econômica da precocidade sexual de novilhas

No Farmnews, iremos falar um pouco da importância econômica da precocidade sexual de novilhas.

Para abordar o tema, irei resgatar minha pesquisa de mestrado que já tem quase 15 anos, quando estava no Grupo de Melhoramento Animal da USP, em Pirassununga. Apesar do tempo, o assunto ainda é muito relevante.

Naquela ocasião, o objetivo era de avaliar o valor econômico associado a prenhes de novilhas aos 14 meses, quando as primeiras análises genéticas de touros com DEPs para a características estavam sendo apresentadas ao mercado.

Para saber a importância econômica da precocidade sexual, primeiro temos de destacar que a característica esta associada a custos e receitas. Apresentamos artigo que fala de objetivos de seleção e aspectos econômicos que vale a pena conferir (clique aqui).

Cabe ressaltar também outro aspecto importante relacionado a viabilidade da precocidade sexual e que impacta nos custos e receitas do rebanho, que é a taxa de reconcepção das novilhas que emprenham mais precocemente.

O fato é que de nada adianta uma novilha emprenhar ao redor de 14 meses de idade se ela não conceber também na estação reprodutiva seguinte.

Mas vamos avaliar a importância econômica da precocidade sexual de novilhas.

Com relação as receitas, a idéia é calcular o quantos animais adicionais podem ser produzidos a partir da precocidade sexual, considerando a re-concepção dessas novilhas. No caso dos custos, é  importante considerar uma quantidade adicional de reprodutores e do manejo de suplementar as novilhas, por exemplo.

A importância econômica da precocidade sexual, será avaliada pela diferença da receita e custos extras com a decisão de expor mais precocemente as novilhas.

O modelo matemático aplicado na pesquisa de mestrado é um tanto complexo e acredito que não esteja no objetivo deste artigo. Mas se tiver interesse, será um prazer enviar trabalhos com o artigo completo. Entre em contato.

Vamos então simplificar a análise da receita associada a precocidade sexual. Quando expomos mais precocemente uma novilha, esperamos que essa matriz nos produza uma cria a mais durante sua vida reprodutiva, desde, claro, que ela não falhe durante as demais estações.

Para um exemplo, se considerarmos que 20% das novilhas expostas precocemente emprenham e 50% delas igualmente estejam prenhes na estação reprodutiva seguinte, esperamos que cerca de 10% das novilhas precoces produzam um bezerro(a) adicional em sua vida como matriz.

Pelos números do exemplo, se expor 100 novilhas, esperamos que 20% emprenhe e 50% também estejam prenhe na estação seguinte. Desse modo, produzindo cerca de 10 bezerros a mais nesse exemplo, desconsiderando efeito de aborto e perda até a desmama.

Esses números são fictícios para efeito de cálculo apenas. Lembre-se, cada sistema produtivo deve ter seus indicadores para análise.

O importante é destacar o benefício na produção se restringe as novilhas destinadas a reposição do plantel de matrizes (isso quando não está crescendo o rebanho).

Com relação aos custos, não vamos entrar em números aqui. Mas é importante que o pecuarista avalie os gastos adicionais em expor precocemente as novilhas, principalmente associados ao manejo suplementar e custos reprodutivos.

O objetivo do Farmnews é provocar pecuaristas, profissionais e estudantes a desenvolver seus estudos e fazer contas relacionadas ao resultado das práticas de produção na fazenda.

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!

Importância econômica da precocidade sexual de novilhas was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!