Debate sobre perfil do zootecnista

Perfil do zootecnista, alunos da Unesp promovem tema

Mattew, da Trinity Solutions durante evento sobre perfil do zootecnista, na Unesp.

Mattew, da Trinity Solutions, durante evento na Unesp, relacionado ao perfil do zootecnista.

No dia 19 de maio, no anfiteatro da Central de Aulas da FMVZ da Unesp – Botucatu, aconteceram as apresentações finais dos trabalhos desenvolvidos ao longo da edição 2016 da Semana de Integração Acadêmica do curso de Zootecnia,  evento conhecido como “Sinta Zoo”. O tema central do evento esteve as discussões em torno do perfil do zootecnista.

O evento teve como tema “O zootecnista que estamos formando é o profissional que o mercado quer?”, escolhido num fórum com a participação de estudantes e docentes.

A adesão dos estudantes surpreendeu positivamente os organizadores. Mais de 140 alunos, divididos em cinco grupos de trabalho, acompanhados por professores facilitadores participaram da Sinta Zoo 2016.

Os grupos de trabalho abordaram os seguintes temas: disciplinas básicas, disciplinas aplicadas e atividades de extensão, estágio supervisionado, TCZ e Inclusão de novas disciplinas.

Alunos discutem perfil do zootecnista

Alunos da Unesp debatem sobre perfil do zootecnista durante evento na Unesp.

Para o Prof. Josineudson Augusto, coordenador do Conselho do Curso de Zootecnia da FMVZ, o resultado ficou acima das expectativas. “Discutimos intensamente o perfil do zootecnista que o mercado espera. Foi um momento de alunos e professores darem sugestões para a reestruturação das disciplinas, com a intenção de atender as exigências do mercado”.

O professor Augusto destacou que o debate das ideias ao longo da semana gerou sugestões interessantes para o curso. “Cada grupo sugeriu mudanças, algumas delas trabalhosas, mas muitas com possibilidade real de serem implementadas”. Na reunião de fechamento, com a presença dos professores facilitadores, decidiu-se elaborar um documento com as sugestões dos alunos para ser encaminhado à Diretoria da FMVZ e discutido pelo Conselho de Curso. “Há fatos e pontos que os alunos levantaram que realmente devem ser abordados por nós. Acho que estamos num momento de escutar o que eles têm a dizer e buscar implementar algumas dessas sugestões, trabalhando com o corpo docente e com a Seção de Graduação para que possamos pensar qual o curso de Zootecnia que queremos oferecer”.

Além dos debates, durante o evento foram realizadas as palestras “Perfil Profissional para o Mercado de Trabalho”, ministrada por Diogo Foratto, Gerente de Vendas da Alltech; “Gestão do agronegócio”, com Ivan Formigoni, da Farmlogics e “Gestao da agroindústria”, com Matthew Couri, da Trinity Business Solutions.

Com o balanço positivo do evento, o professor Augusto reafirma a importância da Sinta para a FMVZ. “É um evento que deve continuar, pois integra as turmas para discussões e trabalhos em conjunto. Além disso, é um momento para ouvir alunos e professores para buscarmos colocar o curso de Zootecnia num destaque maior no cenário nacional”.

Acompanhe os artigos que trazem assuntos relacionados a pesquisa e extensão na Unesp. Cadastre-se no Farmnews e receba nossa newsletter semanalmente!

O Farmnews é uma parceria com a Farmlogics – http://www.farmlogics.com.br– que fornece uma plataforma online de controle de estoque e gestão pecuária de modo prático. Acesse os dados de seu rebanho de onde estiver com a Farmlogics. Acesse, cadastre-se e conheça!

Perfil do zootecnista, alunos da Unesp promovem tema was last modified: by

Veterinário e prof. do Departamento de Melhoramento e Nutrição animal da Unesp de Botucatu além de suas atividades como docente, tem desenvolvido trabalho de pesquisa e extensão - processo 1.025/2016, na FUNEP - junto com seus alunos no sentido de gerar informações da pecuária de corte.