44 anos da Embrapa

44 anos da Embrapa: reconhecimento da importância para o agronegócio

Os 44 anos da Embrapa são celebrados com o reconhecimento da importância no desenvolvimento de pesquisa no agronegócio e também da necessidade de mais investimentos.

No evento de comemoração aos 44 anos da Embrapa (27-abr), o ministro Blairo Maggi destacou que o conhecimento gerado pelos cientistas e suas equipes deu oportunidade ao Brasil de ser um dos maiores players do agronegócio do mundo.

“A Embrapa é nosso cartão de visitas em qualquer país onde vamos.” O presidente da Embrapa, Maurício Lopes acrescentou que Maggi “sempre esteve atento ao desenvolvimento da pesquisa agropecuária, cobrando investimentos e orientação adequada de prioridades”.

Empresa pública de pesquisa e inovação tecnológica, a Embrapa é focada na geração de conhecimento e de tecnologia para a agropecuária brasileira.

Nos 44 anos da Embrapa a importância de destinar mais recursos à Instituição foi lembrada pelo ministro Blairo Maggi.

“É preciso pensar a Embrapa fora do momento de crise, em que o orçamento da União possa dar aquilo que ela merece, precisa e que o Brasil espera. Temos que revigorar essa empresa, pensar no seu futuro. Em novas estruturas de negócios, novas associações.”

E tudo começou na década de 1970, quando a agricultura se intensificava no Brasil.

O crescimento acelerado da população e da renda per capita, e a abertura para o mercado externo mostravam que, sem investimentos em ciências agrárias, o Brasil não conseguiria reduzir o diferencial entre o crescimento da demanda e o da oferta de alimentos e fibras.

No Ministério da Agricultura, um grupo debatia a importância do conhecimento científico para apoiar o desenvolvimento agrícola e o então ministro, Luiz Fernando Lima, constituiu um grupo de trabalho para definir objetivos e funções da pesquisa agropecuária e dar forma ao projeto.

Em 7 de dezembro de 1972, o presidente da República, Emílio Médici, sancionou a Lei nº  5.851, que autorizava o Poder Executivo a instituir empresa pública, sob a denominação de Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura. Surgia ai a Embrapa.

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics – www.farmlogics.com.br. Cadastre-se e confira nosso plano grátis de gestão de fazenda de pecuária de corte!

44 anos da Embrapa: reconhecimento da importância para o agronegócio was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!