Mercado

Evolução do ritmo de abate de bovinos no Brasil

O Farmnews apresenta a evolução dos dados do abate de bovinos no Brasil desde o ano de 2010.

Na verdade, vamos apresentar os números trimestrais da evolução do abate de bovinos no País desde o 1° trimestre de 2010 (Figura abaixo).

 

Fonte: Dados do IBGE (adaptado por Farmnews)

 

Os dados acima revelam que desde 2015 o abate de bovinos oscilou entre 7,3 e 7,7 milhões de cabeças. Em outras palavras, tem variado pouco e em patamares próximos dos observados no ano de 2010.

Já quando avaliando os dados desde 2010, observamos que o pico do abate de bovinos nesse período aconteceu no ano de 2013, mais especificamente no 4° trimestre daquele ano, quando atingiu 8,9 milhões de cabeças abatidas.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Pois é, os abates diminuíram nos últimos anos e isso pode ser ilustrado através da Figura abaixo que, concentra os dados de abate de bovinos apenas nos 2° trimestres de cada ano, desde 2010.

 

Fonte: Dados do IBGE (adaptado por Farmnews)

 

Os dados da Figura acima destacam a queda no volume de abate de bovinos no País em 2017.

No 2° trimestre de 2017 o abate de bovinos somou 7,42 milhões de cabeças e não é inferior apenas ao valor praticado no 2° trimestre do ano de 2011.

Lembrando que nos anos de 2013 e 2014 o número de abates alcançou patamar recorde nesta série que avalia os dados dos 2° trimestres, atingindo 8,54 milhões de cabeças em ambos os anos.

E já que estamos falando em evolução do abate, vamos apresentar também os números de crescimento do rebanho de bovinos no Brasil. Clique aqui e saiba mais!

Vale destacar que o USDA estima crescimento recorde do rebanho de bovinos do Brasil, com aumento estimado em quase 7,0 milhões de cabeças. Com isso, o rebanho de bovinos do país alcançaria igualmente patamar recorde de 226,03 milhões de cabeças.

O Farmnews apresenta os preços históricos do boi gordo, média nacional, desde 1967. Os valores foram calculados pelo Farmnews utilizando a base de dados do IEA (Instituto de Economia Agrícola) e do CEPEA-ESALQ e corrigidos pela inflação segundo indicador IGP-DI.

O objetivo é apresentar ao leitor do Farmnews o valor presente do boi gordo ao longo desses 50 anos de história, ou seja, no valor de hoje, o quanto valia o boi de 1967 para cá. Clique aqui e veja os dados!

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo