ásia

Ásia é o mercado com maior potencial para o agronegócio

O agronegócio brasileiro vai continuar, nos próximos anos, com a responsabilidade de sustentar os superávits comerciais brasileiros, pautado na exportação de commodities para mais de 200 países.

Clique aqui e acesse dados da importância do agronegócio para a economia nacional!

No entanto, o governo precisará se preocupar cada vez mais com o mercado internacional, especialmente na Ásia, porque existe risco grande de redução de exportação dos produtos brasileiros no Ocidente.

A saída estará na Ásia, que detém 61% do mercado mundial, com destaque para China, Índia, Indonésia, Japão e Coréia do Sul, que já se consolidam como grandes consumidores do futuro. O Brasil precisa se inserir ainda mais, urgentemente, nesses mercados mais dinâmicos.

Esse foi o principal recado passado por dois dos melhores especialistas brasileiros em questões globais do agronegócio: Marcos Sawaya Jank, consultor da Agência para o Programa de Acesso a Mercados do Agronegócio e Alimentos (PAM-Agro); e Augusto Castro, gerente executivo da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Ambos destacaram a importância da presença do país no mercado da Ásia, onde a Embrapa tem papel estratégico, e a busca por melhoria na qualidade dos produtos exportados.

Jank apresentou pontos da estratégia delineada pela Apex para os próximos meses e anos para aumentar a exportação de produtos brasileiros, relatou os problemas que o país vem atravessando no mercado internacional de carnes por conta dos desdobramentos da operação Carne Fraca (clique aqui) e das denúncias envolvendo dirigentes da JBS (clique aqui) e da preocupação com o baixo valor agregado dos nossos produtos exportados. “Temos que exportar menos commodities e cada vez mais produtos com valor agregado.”

Para alcançar esses objetivos, a Apex-Brasil realiza ações diversificadas, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

Uma pergunta que muitos se fazem diante da crescente demanda chinesa no mercado de alimentos é: qual o objetivo da China no longo prazo? (clique aqui e saiba mais)!

O Farmnews tem destacado a importância do mercado de alimentos chinês e também das tendências de consumo naquele país (clique aqui para este artigo).

Adaptado de MAPA

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!

Ásia é o mercado com maior potencial para o agronegócio was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!