Mercado

Rotulagem da carne cultivada em laboratório segue em debate nos EUA

O debate em torno da rotulagem da carne cultivada em laboratório preocupa os pecuaristas nos Estados Unidos!

Duas organizações de pecuaristas nos Estados Unidos discutem o que chamar de carne cultivada em laboratório, e dentro desse debate, quem deve regular o produto no país.

O debate sobre qual agência deve regular a carne cultivada em laboratório ainda está aberto, ainda mais que o produto ainda está sendo desenvolvido.

A questão entre a National Cattlemen’s Beef Association (NCBA) e a US Cattlemen’s Association (USCA) é sobre o que chamamos de carne cultivada em laboratório e uma vez que o produto seja, de fato, chamado de “carne”, ele deveria ser regulado pelo USDA. No entanto, se o produto não for chamado de “carne”, passará para a Food and Drug Administration (FDA).

Atualmente, a inspeção de segurança de alimentos para produtos é dividida entre as agências, dependendo de como o produto é fabricado. Por exemplo, a pizza de calabresa é regulada pelo USDA porque contém carne, já uma pizza de queijo é inspecionada pelo FDA.

Algumas organizações da indústria de produtos de origem animal se manifestaram junto ao presidente Donald Trump, pedindo garantias de que o USDA seria o principal regulador de carne cultivada em laboratório.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

As organizações que representam a indústria de produção animal defendem que o USDA deve aprovar todos os rótulos dos produtos para garantir que os produtos sejam o que eles dizem ser e evitar que os consumidores sejam enganados.

Em resposta, as empresas que defendem a carne cultivada em  laboratório apoiaram a discussão sobre a regulamentação, mas questionaram se o USDA seja mais adequado do que o FDA para regular o produto.

O fato é que medidas devem ser implementadas para que superem a confusão do consumidor no mercado, reforçando a verdade na rotulagem e facilitando o diálogo entre as agências. O fato é que a proteína cultivada laboratório precisa ser rotulada pelo que é – um produto alimentar alternativo que não é carne.

O Farmnews inclusive destacou que os consumidores precisam saber que estão comprando carnes cultivadas em laboratório. Clique aqui e saiba mais do assunto!

Para acessar o artigo na íntegra, em inglês, clique aqui!

Adaptado do Drovers

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo