consumo alimentar residual

Resultados para consumo alimentar residual (CAR) da Embrapa

Evento dedicado aos resultados dos testes de consumo alimentar residual em bovinos de corte foi realizado em novembro, na Embrapa.

Promovido pela Embrapa, pela AGCZ, ABCZ e parceiros, o evento teve o objetivo de apresentar os resultados finais da primeira avaliação de consumo alimentar residual (CAR) para identificar animais com potencial para a característica.

O Centro de Desempenho Animal conta com infraestrutura de confinamento com 24 cochos acoplados a balanças eletrônicas, tecnologia nacional da empresa Intergado, capaz de monitorar o consumo e comportamento alimentar de até 180 animais adultos simultaneamente.

O monitoramento do consumo é feito on line pelo sistema, a partir da leitura de brincos RFid, que transmite as informações geradas nos cochos eletrônicos, permitindo a avaliação simultânea e com precisão de um grupo grande de animais.

As avaliações tiveram duração de 70 dias, com 20 dias de adaptação, e a dieta consistindo de silagem de milho e 37% de concentrado, simulando um pasto de alta qualidade.

O objetivo do projeto é identificar animais e linhagens superiores para eficiência alimentar, medida através do CAR. Entretando, toda avaliação fenotípica para CAR é complementada com a análise genética, a partir de DNA coletado dos animais, onde se busca identificar marcadores moleculares para esta característica.

A eficiência alimentar é uma medida que avalia o quanto o animal produz por unidade de alimento ingerido. Entretanto, esta medida não é adequada para uso em melhoramento genético, pois ganho de peso e consumo estão profundamente associados ao tamanho adulto, o que resulta em aumento de exigência de manutenção dos animais.

Para que a eficiência alimentar seja utilizada em programas de melhoramento genético, o consumo alimentar residual (CAR) é a variável mais adequada.

O consumo alimentar residual é uma medida que é obtida do grupo de animais avaliados e levando em consideração seu peso, sua taxa de ganho diária e a deposição de gordura corpórea, ajustados através de uma equação de regressão, que gera a informação de consumo calculado (ou predito).

Quando o consumo real (observado) é maior que o predito, este animal não é eficiente (CAR positivo); quando o consumo real é menor que o calculado, se diz que o animal é eficiente (CAR negativo).

Nesta 1ª. avaliação de consumo alimentar residual se observou diferenças de 15,5 e 25,5% entre os extremos de eficiência alimentar (CAR), respectivamente, para as raças Guzerá e Nelore.

Estes valores não querem dizer que uma raça é mais eficiente que a outra, mas que ambas têm variação fenotípica para fazer seleção. A magnitude dos valores reflete a parcela da população usada para obter estes resultados.

A identificação de animais com CAR negativo é importante, pois indicam o animal superior para a característica e a linhagem que lhe deu origem. É um dos objetivos deste projeto, é obter as DEPs (Desempenho Esperado da Progênie) para que se possa fazer a seleção com maior eficiência nesta característica.

O resultado esperado quando um produtor usar um touro melhorador nesta característica é de que seus filhos sejam também eficientes, já que a herdabilidade da característica está entre 50-60%.

Por outro lado, os pesquisadores da Embrapa alertam que a avaliação do CAR apenas não indica um animal realmente melhorador.

O touro melhorador deve ser superior também nas demais características, como as reprodutivas, de crescimento e de qualidade de carcaça, buscando um equilíbrio nas características que compõe os índices zootécnicos da fazenda.

Por isso, participação do animal em testes de avaliação de CAR e em Testes de Desempenho de Touros Jovens é fundamental: ambos os testes se complementam e culminam por indicar os animais mais equilibrados nas diferentes características de interesse da produção pecuária.

Clique aqui e confira também os primeiros resultados da Unesp e Qualitas do estudo consumo alimentar residual!

Adaptado da Embrapa

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