consumo de carne bovina

Benefícios do consumo de carne bovina

O Farmnews destaca alguns dos benefícios do consumo de carne bovina!

Antes de começar a falar dos benefícios da carne bovina, clique aqui e veja o ranking de consumo de carne bovina por país, em 2016, segundo a FAO/USDA.

Para começar a conversa, a carne bovina é uma excelente fonte de proteína de alta qualidade. A carne bovina é uma das melhores fontes de proteína que temos acesso.

A proteína encontrada na carne bovina, bem como as encontradas nos demais produtos de origem animal é considerada completa.

Isso significa que a carne bovina nos fornece todos amino ácidos essenciais e na quantidade certa. E nesse caso, devemos associar as proteínas com a construção de massa muscular, além de diversas outras funções em nosso corpo.

Vamos lembrar que a proteína é responsável pelo crescimento e reparação de todos os tecidos, órgãos e ossos, além de contribuir para a oxigenação e o transporte de nutrientes em nosso sistema circulatório e dentro das membranas celulares. As proteínas são ainda essenciais para a replicação de DNA, o que é importante para a renovação celular e um componente chave para nosso sistema imunológico.

Certamente que podemos encontrar proteínas em outras fontes de alimentos, como os vegetais. Contudo, lembre-se que há uma variedade de cortes de carne saborosos para diversas preferências, gostos e bolsos.

Além de ricas em proteínas, a carne bovina é rica em vitaminas e minerais!

A carne bovina contém uma variedade de nutrientes altamente bio-disponíveis, como ferro, zinco e vitaminas do complexo B.

A carne bovina também é fonte de uma variedade de antioxidantes, como a carnosina, anserina e ácido lipólico. Esses antioxidantes protegem contra danos celulares e inflamações.

O Farmnews também destaca artigo de Juliana Chini que apresenta as diferenças da carne de boi a pasto e boi confinado. Entenda os diferentes tipos de produção e como influenciam na carne que você come (clique aqui).

E a carne bovina é também parte de dietas saudáveis!

Apesar de muitos ainda associarem a carne bovina com uma alta fonte de gordura saturada, menos da metade da gordura da carne bovina nos cortes magros é, de fato, saturada.

A escolha de cortes magros (aqueles com menos gordura) em relação aos cortes mais gordurosos é uma forma de reduzir a ingestão de gordura saturada.

Cortes magros são definidos como aqueles que tem não mais que 4.5 g de gordura saturada, 10 g de gordura total e menos de 95 mg de colesterol.

E você sabia que o consumo de carne bovina está associada ao menor risco de depressão? Pois é, evidências revelam ser a carne vermelha benéfica para a saúde mental e que a carne bovina, em especial, tem o potencial de aliviar sintomas da depressão (clique aqui e saiba mais).

O fato é que mesmo destacando inúmeros benefícios à saúde, o principal benefício do consumo de carne bovina talvez esteja mesmo é no paladar!

Adaptado do International Food Fundation

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!

Benefícios do consumo de carne bovina was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!