destinação de carcaças

Correta destinação de carcaças e subprodutos em foco!

O Mapa e entidades do setor envolvidas na coleta, processamento e destinação de carcaças de animais deverão elaborar, em breve, propostas para o direcionamento correto destes subprodutos.

Foi criado um  grupo de trabalho com esta finalidade, com objetivo de aplicar a correta destinação de carcaças e respectivos subprodutos.

A destinação de carcaças de animais é um problema que afeta a maioria das propriedades rurais produtoras de suínos, aves e bovinos.

A preocupação se deve especialmente à falta de uma regulamentação específica para a remoção e destinação que atenda os aspectos sanitários, ambientais e econômicos.

A Embrapa Suínos e Aves, de Concórdia (SC), tem atuado na avaliação de práticas e tecnologias apontadas como rotas tecnológicas: compostagem acelerada, biodigestão anaeróbia, desidratação, incineração e reciclagem industrial de carcaças  para a produção de farinhas, gorduras, fertilizantes e outros coprodutos de valor agregado.

A avaliação das rotas é realizada por meio do projeto Tecnologias para destinação de carcaças, que conta com a participação da Embrapa Gado de Leite (MG) e do Mapa.

A reciclagem animal é a atividade que processa as partes não comestíveis do abate, transformando-as em gorduras e farinhas de origem animal.

O Brasil está entre os quatro maiores produtores de reciclados. Existem duas modalidades de reciclagem: aquela feita por empresas associadas aos frigoríficos, as graxarias, e as indústrias independentes, chamadas de fábricas de produtos não comestíveis.

Os últimos dados apontam que o setor tem 512 empresas, das quais 343 são graxarias e 169 fábricas de produtos não comestíveis.

A atividade garante a retirada anual de mais de 12 milhões de toneladas de subprodutos de origem animal, em sua maioria destinados à nutrição animal (rações). Sem a reciclagem, haveria elevado risco sanitário (propagação de doenças) e poluição ambiental.

Clique aqui para acessar a evolução dos dados de produtividade da pecuária de corte do Brasil: 100 anos de história!

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics – www.farmlogics.com.br. Cadastre-se e confira nosso plano grátis de gestão de fazenda de pecuária de corte!

Correta destinação de carcaças e subprodutos em foco! was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!