brahman

CIGNA realiza teste de eficiência alimentar em animais Brahman

O Farmnews apresenta estudo do CIGNA, na Unesp/Botucatu, que realiza testes de eficiência alimentar com animais da raça Brahman.

O CIGNA realiza teste de eficiência alimentar em animais da raça Brahman.

O Centro de Inovação em Genética e Nutrição Animal (CIGNA) iniciou em dezembro de 2016, o teste de eficiência alimentar de animais da raça Brahman.

O objetivo foi identificar animais mais eficientes na utilização dos alimentos e outras características de interesse econômico para a utilização como critério de seleção no programa de melhoramento genético da Fazenda Brahmania, de propriedade do Sr. Bruno Jacinto, cuja avaliação genética esta sob a responsabilidade dos pesquisadores do Instituto de Zootecnia de Sertãozinho, Dra. Maria Êugenia Z. Mercadante e Dra. Joslaine N.S.G. Cyrillo e do professor da FMVZ, Unesp, Botucatu, Dr. Josineudson Augusto II.

A identificação e fomento do uso de touros mais eficientes, que comem menos para alcançar um mesmo peso, tem importância na cadeia produtiva de bovinos de corte nacional. A bateria de 20 tourinhos da Fazenda Brahmania foi escolhida com base nas DEPs provenientes da avaliação genética do sumário de 2016 e pré-selecionados de contingente de 442 animais.

As avaliações realizadas nos animais, além do consumo alimentar residual, foram medidas corporais, perímetro escrotal, temperamento, tamanho da boca, umbigo e os escores visuais de estrutura, precocidade e musculosidade.

Outro grupo de 20 animais da raça Brahman, registrados, foram também enviados pela Fazenda Brahmania, estes meios irmãos dos 20 que serão selecionados como reprodutores, serão abatidos e realizada a avaliação da carcaça e das características qualitativas e quantitativas da carne, após a participação do teste de eficiência.

O teste de eficiência teve 18 dias de adaptação e 62 dias de prova propriamente dita, os animais receberam dieta formulada pelo Prof. Dr. Antônio Carlos Silveira, composta de silagem de milho, bagaço de cana, milho, polpa cítrica, e premix. A empresa Alltech apoiou o projeto fornecendo os aditivos (em próximo artigo falaremos sobre os produtos utilizados da Alltech e suas propriedades).

A proposta de abater parte dos animais foi do Sr. Bruno Jacinto, que como entusiasta pela raça Brahman, quer ter maior conhecimento dos animais produzidos e da raça e suas particularidades no abate. O teste irá permitir obter dados de carcaça e da característica da carne de animais da raça Brahman, e assim poder divulgar as vantagens da raça como animais puros, bem como no uso no cruzamento com matrizes de outros grupos genéticos.

Os participantes do CIGNA fizeram o acompanhamento de todo o processo do teste e da avaliação estatística, bem como o acompanhamento do abate e análise laboratorial da carne. Além da coordenação do Prof. J. Augusto II, Prof. Silveira, e Prof. Guilherme Venturini, alunos, estagiários e funcionários da FMVZ apoiam o projeto.

No próximo artigo apresentaremos os resultados do teste de eficiência e discussão dos valores obtidos e sua aplicação em programas de melhoramento genético animal.

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics – www.farmlogics.com.br. Cadastre-se e confira nosso plano grátis de gestão de pecuária de corte.

CIGNA realiza teste de eficiência alimentar em animais Brahman was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!