erradicação da febre aftosa

Sobre o plano nacional de erradicação da febre aftosa

Especialistas elogiaram o Novo Plano Nacional de Erradicação da Febre Aftosa, mas, desafios na aplicação prática existem!

Tais especialistas ponderaram que o Plano só terá condições de ser cumprido se o poder público se comprometer a destinar os recursos necessários para essa finalidade.

A afirmação foi feita durante audiência pública da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) com a finalidade de apresentar o Plano Estratégico 2017-2026 do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa do MAPA.

O diretor do Departamento de Saúde Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Guilherme Marques, explicou que a febre aftosa é uma doença transfronteiriça altamente contagiosa e com grande potencial de perdas econômicas e sociais.

Entre os objetivos do Plano de Erradicação da Febre Aftosa, Guilherme Marques destacou o de tornar o país livre de febre aftosa sem vacinação, com segurança e reconhecimento internacional.

Para enfrentar o desafio, o MAPA dividiu o país em cinco blocos. Os primeiros estados a extinguirem a vacinação serão Acre e Rondônia em 2019. Em 2020 está prevista a retirada da vacina no Amazonas, Pará, Amapá e Roraima e os estados do Nordeste, com exceção do Sergipe e da Bahia.

Em 2021 encerram a imunização nos estados do Centro-Oeste e Sudeste, na Bahia, no Sergipe e no Paraná. O bloco 5, composto por Rio Grande do Sul e Santa Catarina, também extingue a vacinação em 2021.

Após a suspensão da vacinação, há a exigência de uma vigilância soroepidemiológica por 12 meses. Feita a vigilância, o Ministério da Agricultura  faz o reconhecimento de cada bloco como livre da vacinação e faz o encaminhamento de pleito à Organização Mundial da Saúde Animal (OIE).

A expectativa do Ministério da Agricultura, informou Guilherme Marques, é de que o Brasil seja reconhecido internacionalmente como país livre da febre aftosa, sem vacinação, em maio de 2023.

O tema de erradicação da febre aftosa no país tem sido assunto no Farmnews (clique aqui).

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics – www.farmlogics.com.br. Cadastre-se e confira nosso plano grátis de gestão de fazenda de pecuária de corte.

Sobre o plano nacional de erradicação da febre aftosa was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!