Mercado

As polêmicas envolvendo a produção de etanol de milho no Brasil

A produção de etanol de milho tem gerado discussões sobre sua viabilidade econômica e ambiental no país.

No 5º Fórum de Agricultura da América do Sul a produção de etanol de milho, tema que tem gerado discussões sobre sua viabilidade econômica e ambiental, esteve em pauta.

A questão é polêmica e começa pela crença de que a produção de etanol de milho poderá afetar a produção de alimento.

O fato é que existe espaço para os dois tipos de cultivo: “Não existe competição, pois temos áreas suficientes para continuar e até aumentar a produção de alimentos e ampliar para a produção de etanol”, ponderou Antônio Álvaro Purcino, chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo e um dos palestrantes do evento .

É importante lembrar que a área agrícola com cana-de-açúcar, milho e soja aumentou em 106,8% em 25 anos no Brasil. E vale destacar que apesar da área agrícola dessas culturas aumentar 106,8%, no mesmo período, a quantidade produzida cresceu 197,4% (clique aqui e saiba mais do uso das terras agrícolas no Brasil).

No entanto, o etanol de milho precisa ter maior valor agregado, porque tem um custo mais elevado.

Segundo as usinas, este tipo de produção é economicamente viável para valores da saca abaixo de R$20,00, e hoje isso só acontece no Mato Grosso. “Para viabilizar estas usinas, a saída é adotar o conceito de ‘multiproduto’, com a produção conjugada de DDG (nutrição animal), óleo, entre outros”, explica Antônio Álvaro.

Outro ponto sensível é o mercado para o etanol, que não é considerado uma commodity, e as importações mundiais estão em declínio. Uma das objeções vem da Europa, em especial por causa da pegada de carbono deste tipo de combustível.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

O importante, então, é analisar qual é a janela de oportunidade para o etanol de milho. “Acredito que ainda temos de duas a três décadas para os combustíveis líquidos, incluindo a gasolina. Depois, falaremos em outros tipos de combustível. Então, este tempo de 20 a 30 anos ainda é a janela de oportunidade para o etanol de milho, para a qual temos desafios científicos em que instituições de pesquisa como a Embrapa estão trabalhando”, explica.

Um dos desafios é da produtividade. Enquanto em muitos estados do Centro-Sul a produtividade média ultrapassa 6 ton./ha, no Nordeste fica em 2 ton./ha.

Vale destacar que o Farmnews apresentou dados sobre as áreas potenciais de expansão agrícola no Brasil e no mundo. Clique aqui para acessar o artigo!

Adaptado de Kátia Pichelli, da Embrapa
O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo