Mercado

ILPF resulta em maior ganho de peso na pecuária de corte

O Farmnews resume o estudo da Embrapa que comprova os resultados positivos da ILPF no ganho de peso de bovinos.

Pelo segundo ano seguido, O Farmnews destaca a pesquisa realizada pela Embrapa Agrossilvipastoril em parceria com a Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) e Associação dos Criadores do Norte de Mato Grosso (Acrinorte) referente aos resultados da ILPF.

E os dados mostraram que o sistema de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) foi mais eficiente no ganho de peso de bovinos de corte da raça Nelore.

Vale destacar que no sistema em que a área foi lavoura de soja e milho com braquiária por dois anos, seguida por dois anos de pastagem com Brachiaria brizantha cv. Marandu, com linhas simples de eucalipto a cada 37 metros, resultou em 40 arrobas por hectare no ano, em média. O número é 30% superior às 30 arrobas que foram obtidas nos demais sistemas e dez vezes maior do que a média de produção do estado de Mato Grosso, que é de 4 arrobas por hectare. A média nacional é de 6 arrobas.

Os dados reforçam ainda o entendimento de que a integração de culturas traz ganhos globais para o sistema produtivo. É a chamada sinergia do sistema, em que há maior ciclagem de nutrientes, melhoria do microclima, menor perda de água, entre outras consequências que favorecem a produtividade.

Está muito claro para nós a possibilidade que a ILPF traz, com uma complementariedade entre os componentes de forma com que alcancemos números ainda melhores. Em suma, eu consigo fazer uma pecuária tradicional extraordinária. Mas se eu tiver condição de fazer ILPF e fizer ela bem feita, eu vou ter números ainda melhores do ponto de vista agronômico e zootécnico”, resume Bruno Pedreira, pesquisador da Embrapa.

O Farmnews destacou o primeiros resultados do estudo da Embrapa com a ILPF no estado do Mato Grosso. Na ocasião destacamos que  a ILPF conseguiu uma produtividade da pecuária 5 vezes maior do que a média nacional e 8 vezes maior do que a média do estado (clique aqui e saiba mais).

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Adaptado de Gabriel Faria, da Embrapa

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo