sustentabilidade da pecuária leiteira

Indicadores de sustentabilidade da pecuária leiteira. Participe!

Sua participação é essencial para o sucesso do projeto: Indicadores de sustentabilidade da pecuária leiteira!

A produção leiteira sustentável pode ser aquela que apresenta resultados técnicos e econômicos viáveis, a fim de manter o produtor e a atividade em funcionamento; além de ser responsável socialmente, ao ponto de garantir o bem-estar humano e animal; e ambientalmente correta ao visar à conservação do ambiente. No entanto, para que isso ocorra, necessita-se de uma gestão que concilie eficiência técnica e econômica, responsabilidade social, proteção e conservação do ambiente. Portanto, o entendimento da relação desses aspectos é um pré-requisito fundamental para se buscar a sustentabilidade como fator de tomada de decisão gerencial.

Como avaliar a propriedade leiteira? O uso de ferramenta que auxilie na avaliação da propriedade é importante para analisar o atual sistema de produção e propor as possíveis mudanças afim de produzir de forma sustentável. Uma ferramenta relevante é o uso de indicadores. Por meio de um conjunto de indicadores é possível analisar a fazenda de forma sistêmica e determinar os pontos de estrangulamento, conhecer os avanços ou retrocesso do sistema e estabelecer estratégias para a tomada de decisão gerencial.

Este é o objetivo da pesquisa que constitui o tema de doutorado da aluna Mirian Fabiana da Silva, no Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Produção Animal da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo, tendo como orientador o professor Augusto Hauber Gameiro.

A pesquisa tem o objetivo de propor um conjunto de indicadores multidimensionais para a avaliação da sustentabilidade em propriedades leiteiras brasileiras. A execução da pesquisa proporcionará a disponibilidade de um conjunto de indicadores para os pesquisadores, técnicos e produtores, que servirá como ferramenta estratégica para a tomada de decisão com a finalidade de produzir leite de forma mais alinhada com os preceitos da sustentabilidade.

Para isto, a participação dos profissionais que desenvolvem atividades relacionadas à pecuária leiteira é essencial, para propor o conjunto de indicadores que possam avaliar de forma eficiente a produção de leite brasileira. Convidamos você (pesquisadores, técnicos, produtores e estudantes) a participar da pesquisa de indicadores de sustentabilidade da pecuária leiteira!

A sua colaboração será responder o questionário sobre a relevância de indicadores para avaliar a sustentabilidade na pecuária leiteira por meio do link:  https://goo.gl/forms/vA3Eb7qAYsywbgEt1.

Sua colaboração será de grande importância para esta pesquisa e para o aprimoramento constante da produção leiteira no Brasil. Queremos neste levantamento abranger todas as regiões brasileiras.

Contamos e agradecemos antecipadamente a sua valiosa colaboração, colocando-nos à disposição para quaisquer esclarecimentos. Caso tenha dúvida ou sugestões relacionadas a esta pesquisa, você poderá entrar em contato com a doutoranda Mirian Fabiana da Silva, pelo telefone (19) 98835-5399, e-mail: mirian.fabiana@usp.br; ou com professor Augusto Hauber Gameiro, telefone: (19) 3565-4224, e-mail: gameiro@usp.br.

E por falar em sustentabilidade da pecuária leiteira, todos precisam saber que a pecuária brasileira é sustentável! Clique aqui e saiba mais!

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Indicadores de sustentabilidade da pecuária leiteira. Participe! was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!