logística de transporte de grãos

Logística de transporte de grãos ainda é ineficiente no país!

Como sabemos, há um problema muito grande na logística de transporte de grãos no país.

Talvez a maioria se lembre do colapso por causa da alta demanda de caminhões no Portuário de Santos no ano de 2013. Filas extensas com mais de 65 km de veículos aguardando para descarregar a colheita.

Para que esse colapso na logística de transporte de grãos isso não aconteça novamente, algumas medidas tem sido tomadas.

“O porto teve que saber atender as necessidades das demandas. Começou-se com o modelo de agendamento dos caminhões, com horários, com janelas que foram criadas, para que fosse realmente ordenada à chegada desses caminhões ao Porto de Santos. Toda carga que vier para o Porto de Santos tem que ser agendada”, diz Cleveland Sampaio Lofrano, diretor da CODESP – Companhia Docas do Estado de SP.

Na época, então o diretor-presidente da CODESP, Sérgio Coelho, ressaltou sobre a situação saturada que o Porto se encontra. “A capacidade mais do que duplicou nos últimos dez anos, mas as redes de acesso ferroviária, rodoviária e fluvial estão saturadas.

O Brasil, em geral, pode armazenar por volta de 60% de sua colheita na área de produção. Os Estados Unidos têm uma capacidade de 130%, o que significa que podem armazenar nas regiões de produção toda a colheita mais 30% da próxima”, disse Sérgio Coelho.

Clique aqui para acessar dados e crescimento da capacidade de armazenagem do país!

Segundo o comunicado à imprensa sobre o Panorama do Porto de Santos, não houve registro de congestionamentos durante 3 anos seguidos, a partir da implantação do sistema de agendamento de chegada de cargas ao Porto.

O sistema Portolog permite o acompanhamento dos caminhões de carga desde sua origem até a chegada ao Porto de Santos está funcionando em teste desde o final de 2014 e entrou em operação em 2016.

Ele vai substituir o Sistema de Gerenciamento de Tráfego de Caminhões, que faz o agendamento, mas não acompanha a chegada dos caminhões. Neste início de implantação, o sistema Portolog controla apenas os caminhões de granéis sólidos de origem vegetal.

No entanto, o projeto objetiva o agendamento de caminhões transportando outros tipos de carga, a exemplo de granéis líquidos e contêineres.

A obrigatoriedade somente para o granel vegetal deve-se ao Plano Safra 2017, para escoamento, a partir do início deste ano, da soja, milho e açúcar destinados à exportação.

Com isso, será possível saber, com maior antecedência e de forma automática, quantos caminhões irão acessar o porto nos dias seguintes. Isto permite planejar a logística de transporte de grãos na área portuária e tomar medidas preparatórias em situações de pico ou de contingência, bastante comuns em época de escoamento de safra.

Não conseguindo transportar a mercadoria, muitos produtores são obrigados a estocarem a safra a céu aberto por não ter outra opção. E isso pode afetar o preço de comercialização, já que o produtor nessa situação precisa vender a qualquer custo.

Adaptado de Portal do Entreposto

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!

Logística de transporte de grãos ainda é ineficiente no país! was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!