manejo racional

Manejo racional de bovinos de corte da Embrapa

A Embrapa Pecuária Sudeste inaugura em maio de 2017, em São Carlos (SP), o Centro de Manejo Racional de Bovinos de Corte.

A nova infraestrutura, viabilizada em parceria com a iniciativa privada, contribui para o bem-estar dos animais, permitindo desde atividades simples como a vacinação e aplicação de medicamentos, até o embarque de forma racional.

É o primeiro do Brasil com tronco e apartador hidráulico e pioneiro na Embrapa; são 5 saídas para os animais em vez de 3, como tradicionalmente ocorre, que permitem manejar até 400 animais de forma simultânea.

“Para nós – da pesquisa – é muito importante porque permite uma flexibilidade de manejo interessante, uma separação muito mais precisa dos lotes de animais por peso, categoria ou raça”, explica Alexandre Berndt, chefe adjunto de Pesquisa & Desenvolvimento.

O novo Centro de Manejo Racional de Bovinos de Corte é mais eficiente no processo de contenção, permitindo mais conforto e segurança aos empregados e bem-estar ao animal.

As instalações do Centro de Manejo Racional de Bovinos de Corte são arredondadas e circulares, o que reduz o estresse do gado.

“O gado não vê o fim do corredor, então ele caminha tranquilamente. Também são inexistentes pontas e arestas, o que evita que o animal sofra lesões”, explica Marco Aurélio Bergamaschi, chefe adjunto de Administração.

Estudos têm mostrado que o estresse excessivo nos animais pode acarretar numa baixa produção, afetar seu crescimento, reprodução e aumentar a incidência de doenças e ainda produzir carne de qualidade inferior.

“Vários projetos de pesquisa vão se beneficiar dessa estrutura”, explica Berndt, enfatizando que o novo complexo é o que há de mais moderno no mercado atualmente em termos de manejo racional em pecuária sustentável.

A Embrapa completa 44 anos em 2017. Clique aqui e saiba mais sobre a importância da Embrapa para o agronegócio nacional!

Edilson Fragalle – Embrapa Pecuária Sudeste – pecuaria-sudeste.imprensa@embrapa.br

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!

Manejo racional de bovinos de corte da Embrapa was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!