obras car1

Unesp inicia obras do centro de testes de eficiência e CAR

As instalações para abrigar a avaliação do teste de eficiência alimentar e do consumo alimentar residual (CAR) do Departamento de Melhoramento e Nutrição Animal da FMVZ, Unesp, Botucatu está sendo finalizada. O projeto de realizar teste de identificação de tourinhos tem a finalidade imediata na obtenção de reprodutores mais eficientes em termos de consumo de alimento e, proporcionar ao Departamento, professores e estudantes, informações para desenvolvimento de pesquisas nas áreas de melhoramento e nutrição, englobando dados genômicos dos animais avaliados.

obras car2

O Departamento de Melhoramento e Nutrição Animal (DMNA) tem historicamente realizado pesquisas e trabalhos na fronteira do conhecimento, sempre apresentando a comunidade científica, técnica e de criadores, novas tecnologias que possibilitam o aumento da produtividade e rentabilidade aos sistemas de criação de bovinos de corte. O projeto é coordenado pelo Prof. Antonio Carlos Silveira, quem introduziu no país em 1992 o sistema superprecoce, que preconizou o abate de bovinos em idade jovem com cerca de 500 kg. Este e outros projetos desenvolvidos no DMNA tem como principal objetivo disponibilizar novas técnicas aplicadas a bovinocultura de corte.

A primeira avaliação do CAR na FMVZ contará com a participação de 120 touros da safra 2014 de criadores participantes do Programa Nelore Qualitas. A construção do recinto para realização do teste está em fase de acabamento.obras car3

As instalações terão suporte para 160 animais, divididos em quatro piquetes com os dados de consumo alimentar, ganho de peso, pesagens, comportamento dos animais e muitas outras informações sendo monitoradas 24 horas por dia.

O gerenciamento é feito por um software em plataforma web, que permite o acesso dos dados gerados pelos equipamentos a partir de qualquer dispositivo com conexão a internet. Isso permite a análise e controle total das instalações, em tempo real, aferindo o comportamento e bem estar dos animais, da rotina dos funcionários, da eficiência de processos e dos equipamentos.

Início das avaliações do CAR

A primeira bateria de touros iniciará o teste em junho deste ano, com término em setembro. Após esta primeira bateria de tourinhos Nelore, outra bateria entrará no sistema, com tourinho da raça Bonsmara participantes do programa de avaliação da raça Bonsmara, coordenado pelo Qualitas Melhoramento Genético, Émerson G. Moraes e Leonardo F. N. Souza.

A intenção dos professores do Departamento de Melhoramento e Nutrição Animal, Antonio Carlos Silveira, Luis Artur L. Chardulo e Josineudson Augusto II é utilizar em tempo integral o sistema. Novas parcerias e projetos estão sendo estudadas para conseguir este objetivo.

A Farmnews e a Unesp – Botucatu são parceiras e trazem aos nossos leitores novidades em pesquisa e tecnologia. Cadastre-se para receber nossas notícias semanalmente!

A Farmnews é uma parceria com a Farmlogics – http://www.farmlogics.com.br– que disponibiliza recursos de controle online de rebanho e recursos de gestão de informação na fazenda de pecuária de corte. Acesse, cadastre-se e saiba mais!

Unesp inicia obras do centro de testes de eficiência e CAR was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!