paratec

Paratec reúne informações online das principais parasitoses na pecuária

As informações das principais parasitoses da pecuária nacional poderão ser consultadas online, no Paratec!

Produtores rurais, veterinários e técnicos em geral contarão, a partir de novembro, com um programa inédito que reunirá informações úteis para promover manejo integrado das principais parasitoses da pecuária brasileira.

O Paratec, cujo portal será lançado no dia 7 de novembro, pretende disponibilizar conhecimentos atualizados sobre as estratégias recomendadas pela Embrapa e seus parceiros para combater doenças causadas por vermes, moscas, carrapatos, sarnas e piolhos, que provocam perdas produtivas em rebanhos animais de ovinos, caprinos e bovinos.

A ideia do Paratec é fornecer informações detalhadas, permitindo o treinamento online com enfoques regionais, para gerenciar os riscos das principais parasitoses dos animais domésticos nas diferentes partes do País. Para isso, será composto por quatro programas, cada um com página específica no portal. São eles: Paratec Vermes, Paratec Moscas, Paratec Carrapatos e Paratec Sarnas e Piolhos.

O primeiro já traz informações para o controle de verminose de caprinos e ovinos do bioma Caatinga e, em breve, também trará recomendações para outros biomas e também para a bovinocultura. Os demais programas serão lançados futuramente.

“O objetivo inicial era elaborar somente um programa de controle de verminose em caprinos e ovinos. No entanto, percebi que um plano mais completo, com outros programas de controle que possam ser liderados por formadores de opinião das diversas áreas da parasitologia teria mais força, e seria mais estratégico para a captação de recursos e formação de parcerias para que, futuramente, o programa seja autossuficiente”, explica Marcel Teixeira, da Embrapa e idealizador o programa tomando como referência experiências em países como Austrália e Nova Zelândia.

Segundo Marcel, o corpo técnico do Paratec já é formado por pesquisadores de diferentes Unidades da Embrapa, de universidades brasileiras e instituições estrangeiras. O plano, porém, é mais amplo: buscar outras parcerias nos setores público e privado para, além de disponibilizar informações on-line sobre as parasitoses, viabilizar capacitações presenciais de profissionais do setor e garantir recursos financeiros para manutenção dos programas.

“A prioridade é estar com o conteúdo completo do Paratec Vermes, incluindo todas as funcionalidades on-line, até o fim de 2018, juntamente com um calendário de atividades de treinamento. Como ele servirá de modelo para os demais, em seguida iremos formular e adaptar os outros”, adianta Marcel. Segundo ele, o portal também servirá para cadastro de técnicos capacitados que possam prestar assistência técnica – especialmente no âmbito dos programas de controle das parasitoses – nas diversas regiões do País, além de cadastrar também produtores e fornecer dados sobre temas de interesse dos públicos do setor produtivo.

De acordo com o pesquisador, o programa privilegiará soluções tecnológicas e orientações de manejo adequadas para as realidades regionais que observem as diferenças de climas, raças e pastagens em cada bioma brasileiro. “[Antes de aderir a um programa] o produtor rural vai querer saber, na ponta do lápis, se vale a pena ou não. Por isso, precisamos trabalhar com estratégias bem práticas e de baixo custo”, acrescenta Marcel.

Clique aqui e saiba mais sobre o Paratec!

Veja também que permitir melhor planejamento e acompanhamento das atividades relacionadas a bovinos de corte, é o principal objetivo do Calendário de Manejos Reprodutivo, Sanitário e Zootécnico.

O Calendário de Manejos foi apresentado pela Embrapa Gado de Corte em parceria com a Universidade Brasil. Clique aqui!

Adaptado de Adilson Nóbrega, da Embrapa

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!

Paratec reúne informações online das principais parasitoses na pecuária was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!